A Fiat está disposta a reeditar o clássico Uno Turbo, versão vendida na década de 1990. O modelo voltaria à ativa a partir da terceira geração do carro, prevista para 2020. A informação é do site Autos Segredos.
A versão mais apimentada do Uno usaria uma inédita variação sobrealimentada do atual motor 1.0 três-cilindros da família Firefly, além de adotar a mesma plataforma (MP1) do Argo.
A opção turbo também traria um novo cabeçote com quatro válvulas por cilindro e injeção direta - o propulsor tricilíndrico atual é o único do segmento a ter somente seis válvulas.
A intenção da Fiat, segundo o Auto Segredos, não é apostar tanto no desempenho, e sim na eficiência energética (leia-se baixos consumo e emissões de poluentes). De qualquer forma, o motor deverá entregar mais de 120 cv com etanol, seguindo o que fez a Volkswagen com Polo e Golf 1.0 TSI - o Argo também receberia o 1.0 12v Firefly turbo em 2020.
Pioneiro no turbo nacional
Na década de 1990, a Fiat fazia história no mercado brasileiro ao apresentar o primeiro carro turbo nacional com produção em série: o Uno 1.4. De visual agressivo, era vendido nas cores amarelo, vermelho e preto.
Entregava um desempenho superior a ‘esportivos’ da época, como VW Gol GTi, Ford Escort XR3, Chevrolet Kadett GSi ou mesmo Chevrolet Vectra GSi.
O motor de 116 cv e 17 kgfm de torque o levava a 100 km/h em apenas 8 segundos, enquanto o Vectra precisava de mais de 9 segundos para atingir a mesma velocidade. Seu velocímetro trazia uma escala que marcava até 240 km/h (foto acima).
>>Fiat Cronos: veja as primeiras impressões ao volante
Pacote de lançamentos
Ainda conforme o Auto Segredos, o Uno Turbo puxará a fila de lançamentos da Fiat nos próximos anos. Depois dele virão as novas gerações de Strada, Fiorino e Mobi e até mesmo do recente Argo e do futuro sedã Cronos, que ganhará o motor 1.3 Firefly turbo, já em testes na fábrica de Betim (MG).
Antes disso, a Strada receberá uma atualização na primeira geração, lançada no longínquo 1996. A nova geração só viria em 2021, com a adoção dos motores Firefly.
Divulgação Fiat
Em 2023 é a vez de Fiorino e Argo trocarem de geração, enquanto as atualizações de Cronos e Mobi ficarão para 2024 - antes o subcompacto passará por uma reestilização entre 2019 e 2020.
>>Efeito turbo: os carros mais potentes com motor até 1.6
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião