A Fiat está disposta a reeditar o clássico Uno Turbo, versão vendida na década de 1990. O modelo voltaria à ativa a partir da terceira geração do carro, prevista para 2020. A informação é do site Autos Segredos.
A versão mais apimentada do Uno usaria uma inédita variação sobrealimentada do atual motor 1.0 três-cilindros da família Firefly, além de adotar a mesma plataforma (MP1) do Argo.
A opção turbo também traria um novo cabeçote com quatro válvulas por cilindro e injeção direta - o propulsor tricilíndrico atual é o único do segmento a ter somente seis válvulas.
A intenção da Fiat, segundo o Auto Segredos, não é apostar tanto no desempenho, e sim na eficiência energética (leia-se baixos consumo e emissões de poluentes). De qualquer forma, o motor deverá entregar mais de 120 cv com etanol, seguindo o que fez a Volkswagen com Polo e Golf 1.0 TSI - o Argo também receberia o 1.0 12v Firefly turbo em 2020.
Pioneiro no turbo nacional
Na década de 1990, a Fiat fazia história no mercado brasileiro ao apresentar o primeiro carro turbo nacional com produção em série: o Uno 1.4. De visual agressivo, era vendido nas cores amarelo, vermelho e preto.
Entregava um desempenho superior a ‘esportivos’ da época, como VW Gol GTi, Ford Escort XR3, Chevrolet Kadett GSi ou mesmo Chevrolet Vectra GSi.
O motor de 116 cv e 17 kgfm de torque o levava a 100 km/h em apenas 8 segundos, enquanto o Vectra precisava de mais de 9 segundos para atingir a mesma velocidade. Seu velocímetro trazia uma escala que marcava até 240 km/h (foto acima).
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Pacote de lançamentos
Ainda conforme o Auto Segredos, o Uno Turbo puxará a fila de lançamentos da Fiat nos próximos anos. Depois dele virão as novas gerações de Strada, Fiorino e Mobi e até mesmo do recente Argo e do futuro sedã Cronos, que ganhará o motor 1.3 Firefly turbo, já em testes na fábrica de Betim (MG).
Antes disso, a Strada receberá uma atualização na primeira geração, lançada no longínquo 1996. A nova geração só viria em 2021, com a adoção dos motores Firefly.
Em 2023 é a vez de Fiorino e Argo trocarem de geração, enquanto as atualizações de Cronos e Mobi ficarão para 2024 - antes o subcompacto passará por uma reestilização entre 2019 e 2020.
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