A Fiat divulgou as primeiras imagens do Cronos, o ‘sedã do Argo’ que será feito na Argentina e chegas às lojas no primeiro trimestre de 2018. O modelo é revelado poucos dias após a Volkswagen mostrar pela primeira vez o Virtus, o sedã do Polo com quem o Fiat irá travar um duelo no segmento, ao lado de Chevrolet Cobalt, Honda City e Toyota Yaris (este chega no segundo semestre do próximo ano).
O três volumes da VW será produzido no Brasil, com estreia nas lojas no fim de janeiro de 2018.
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O Cronos é baseado na nova plataforma MP-S (Modular Platform Sedan), desenvolvida exclusivamente para o modelo, por isso a marca não o trata como um veículo derivado do Argo e sim um produto de personalidade de própria. Ele substituirá de uma só vez o Linea e o Siena, que já foram aposentados pela montadora.
Atualmente, o único sedã da Fiat é o Grand Siena, que parte de R$ 45.790. O Cronos custará bem acima disso, provavelmente na casa dos R$ 60 mil - a Fiat ainda não divulgou preços.
A marca fez nesta segunda-feira (27) a apresentação do modelo à imprensa especializada, em São Paulo, porém, não foi permitido o registro de imagens do carro. A versão exposta era a topo de linha, equipada com transmissão automática e motor 1.8, de 139 cv.
O carro exibe uma dianteira que lembra a do Argo, porém mais alta e muito mais bonita, especialmente vendo ao vivo. O capô traz vincos acentuados que remetem aos esportivos da marca.
Os faróis são afilados, porém mais finos que os do hatch, e com a mesma luz diurna em led que funciona como uma espécie de sobrancelha.
A grade é do tipo colmeia tal qual no Argo, com o plus de vir com um filete cromado que corta a peça de um lado ao outro - uma outra barrinha cromada e maior acompanha o desenho mais marcante do para-choque dianteiro.
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A traseira casa muito bem com o restante do sedã, dando um equilíbrio ao conjunto. Mais um vez, a sensação de esportividade está presente, desta vez com recortes profundos na tampa do porta-malas e no para-choque ao melhor estilo Audi.
Apesar do desenho parecido, as lanternas no Cronos são mais finais que as do Argo. Elas invadem a tampa do porta-malas, que por sinal é bem generoso, com uma capacidade que ultrapassa os 520 litros - a Fiat não adiantou os dados técnicos.
No interior, o painel é compartilhado com o Argo. O cluster vem com tela TFT de 3,5 polegadas de série e as versões mais caras, de 7 polegadas. Esse também é o tamanho da tela do sistema multimídia, fixa ao centro do painel como no hatch.
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O pacote de equipamentos traz, entre outros, borboletas para trocas de marchas atrás do volante (para as versões automatizada e automática), auxílio de partida em rampa, rodas de liga aro 17 e controles de estabilidade e de tração.
O Cronos de entrada usará o motor 1.3 Firefly, de 109 cv, abrindo mão do 1.0 Firefly, assim como vez a Volkswagen com o Virtus. Serão duas opções de câmbio para essa faixa de cilindrada: o manual e o automatizado GSR, ambos de 5 marchas.
As versões mais caras usarão o motor 1.8, de 139 cv, trocando o GSR por uma transmissão automática, de 6 velocidades.
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