Apostando em sua linha de utilitários, a Fiat lança a terceira geração do Fiorino e a versão final do Uno Furgão, que já foi mostrado na forma de conceito em 2011. Os dois modelos foram apresentados oficialmente durante a 19.ª edição do Salão Internacional do Transporte (Fenatran), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
De acordo com a Fiat, o Fiorino agora usa a plataforma do novo Uno, que estreou em 2010. O visual da frente é igual ao do hatch, enquanto a traseira tem identidade própria e lanternas similares às do Doblò. Calotas e frisos laterais inéditos completam o visual.
Até então equipado com um motor 1.2 de 70/71 cv, o Fiorino passa a ser impulsionado por um bloco 1.4 de 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm de torque, já utilizado nos modelos Uno, Palio e Siena. O câmbio segue manual, com cinco marchas.
Segundo a marca italiana, o Fiorino começa a ser vendido somente no fim de novembro e o seu preço ainda não foi revelado. O modelo antigo estava sendo vendido por R$ 37.360. Desde o seu lançamento, há mais de 30 anos, o carro já teve 575 mil unidades exportadas e atualmente é vendido em mais de 40 países.
Uno Furgão
Mais longo do que um Uno comum e sem os bancos traseiros, a variante furgão pode transportar até 1.000 litros de carga ou 400 kg de peso. Os motores que irão movimentar o carro serão o 1.0 EVO Flex de 75 cv e 9,9 kgfm, ou 1.4 EVO Flex de 88 cv e 12,5 kgfm, ambos com biocombustível. Além do tamanho, o Uno Furgão pode ser diferenciado pelos vidros traseiros escurecidos com grade protetora e os para-choques e retrovisores pretos. Os preços sugeridos são: R$ 30.900 (1.0) e R$ 32.900 (1.4).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião