Mesmo contabilizando um dos piores meses desde 2006, o mercado automotivo em fevereiro trouxe uma surpresa, digamos, ‘já esperada’. O Fiat Toro emplacou a liderança de vendas entre as picapes, superando a irmã menor Strada, que há muito tempo reina absoluta no segmento - foram 3.582 unidades do modelo intermediário contra 3.289 da picapinha.
Apesar de ter flertado com o topo do ranking entre os modelos de caçamba, esta é a primeira vez que o Toro conquista a liderança mensal.
LEIA TAMBÉM: Sedãs compactos: confira os mais espaçosos e o que cada um oferece
O desempenho foi tão bom que colocou o modelo no Top 10 dos carros mais vendidos no país em fevereiro. Cravou a sétima posição considerando automóveis e comerciais leves.
É o melhor resultado da Fiat no mês, uma vez que o Palio, que costumava figurar entre os primeiros, foi ‘apenas’ o 12.º, com 3.082 veículos.
VEJA OS 25 CARROS MAIS VENDIDOS
Onix lidera com folga
Além do Toro, o Chevrolet Onix também não tem do que reclamar, mesmo com o mês ruim. O hatch registrou 11.980 emplacamentos, quase o dobro do vice-líder Hyundai HB20 (6.521). O Ford Ka aparece em terceiro (5.765).
Outros destaques em fevereiro foram o Volkswagen Gol, que dá um salto ocupando a quarta posição (4.564), seguido do Renault Sandero (4.181), reflexo dos novos motores 1.0 3-cilindros e 1.6, de 118 cv.
Já o Honda HR-V parece não se incomodar com a chegada de novos rivais. Foram 3.594 unidades negociadas e a sexta posição no ranking. Seu concorrente mais próximo, o Jeep Renegade, vendeu 2.951 veículos, na 15.ª colocação.
O estreante Hyundai Creta , em seu primeiro mês cheio, totalizou 2.331 exemplares, assumindo o terceiro posto entre os SUVs compactos, ficando à frente do Nissan Kicks, que vendeu 2.086 veículos. Desde que chegou às lojas, em janeiro, o Creta já soma 3.519 unidades licenciadas, se aproximando do Kicks (4.059) no acumulado do ano.
LEIA TAMBÉM: Confira os 20 carros flex mais gastões do Brasil
Compass venda mais que Renegade
O que se projetava antes do lançamento começa a se confirmar: o Jeep Compass irá ‘roubar’ consumidores de diferentes segmentos e também dentro do próprio quintal. O utilitário esportivo médio vendeu 2.719 carros e ocupou a 16.ª posição no ranking geral em fevereiro.
Ficou atrás do Renegade, mas no acumulado de 2017 está à frente do irmão menor com margem de 200 unidades e menos de 1 mil do HR-V. E olha que a versão de entrada começa em R$ 100 mil.
Pior fevereiro desde 2006
Despois de registrar números positivos nos últimos meses, as vendas de carros voltaram a cair em fevereiro, alcançando 132.416 unidades, 7,77% a menos do que em janeiro. Esse é o pior resultado do mês desde 2006, quando foram comercializados 121.337 veículos.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o resultado ruim ocorreu devido à sazonalidade de início de ano – os dois primeiros meses, historicamente, sempre são ruins para o mercado automotivo.
A entidade buscou minimizar o impacto, justificando que a média diária foi 12,7% maior do que em janeiro, com 6.969 unidades, contra as 6.923 do mês passado.
Os 25 mais vendidos
Modelo | Fevereiro | 2017 |
1.º Chevrolet Onix | 11.980 | 25.880 |
2.º Hyundai HB20 | 6.521 | 13.883 |
3.º Ford Ka | 5.765 | 12.843 |
4.º VW Gol | 4.564 | 9.637 |
5.º Renault Sandero | 4.181 | 8.458 |
6.º Honda HR-V | 3.594 | 6.861 |
7.º Fiat Toro | 3.582 | 6.840 |
8.º Toyota Corolla | 3.469 | 7.482 |
9.º Chevrolet Prisma | 3.368 | 7.431 |
10º Fiat Strada | 3.289 | 7.700 |
11.º VW Fox/ CrossFox | 3.156 | 6.747 |
12.º Fiat Palio | 3.082 | 6.253 |
13.º Fiat Mobi | 3.049 | 6.218 |
14.º VW Saveiro | 2.992 | 5.907 |
15.º Jeep Renegade | 2.951 | 5.681 |
16.º Jeep Compass | 2.719 | 5.812 |
17.º VW up! | 2.666 | 5.412 |
18º Toyota Etios | 2.656 | 5.674 |
19.º VW Voyage | 2.442 | 4.623 |
20.º Honda Civic | 2.429 | 4.457 |
21.º Hyundai Creta | 2.331 | 3.513 |
22.º Fiat Uno | 2.108 | 4.152 |
23.º Hyundai HB20S | 2.105 | 4.751 |
24.º Honda Fit | 2.101 | 4.372 |
25.º Nissan Kicks | 2.086 | 4.059 |
Fonte: Fenabrave |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast