Para preencher o espaço entre os motores 1.8 flex e o 2.0 turbodiesel, a Fiat Toro passou a ser equipada com o 2.4 flex Tigershark. A questão é: o novo propulsor está mais próximo da palidez de um, ou da força do outro?
Com 186 cv e 24,9 kgfm de torque, o estreante tem a missão de agradar quem achava os 139 cv do 1.8 flex fracos, mas apreciava os 35,7 kgfm de torque do diesel um exagero - ou não conseguia bancar essa versão.
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Por isso, a novidade chega na versão única Freedom, por R$ 98.730, o mesmo valor da Freedom 4x4, mas com a vantagem de ter câmbio automático.
Produzido no México, o 2.4 Tigershark leva o cabeçote MultiAir2, um sistema eletrônico que controla a abertura das válvulas de admissão e ajuda na queima de combustível e na redução de poluentes. O bloco é em alumínio e há sistema start-stop.
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Segundo a Fiat, o consumo é 20% inferior - também graças ao câmbio de nove marchas. De acordo com medições do Inmetro, são 5,9 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada - números que estão longe de fazer da Toro uma referência em consumo.
Enfim, desempenho
Entretanto, quem busca desempenho ficará satisfeito com a nova motorização. Esqueça a lerdeza da Toro 1.8: o sistema MultiAir libera 91% do torque logo a 2.000 rpm e a boa relação de marchas do câmbio de nove velocidades dão agilidade à picape. Ainda de acordo com a Fiat, ela é a mais rápida da família, alcançado os 100 km/h em 9,9 segundos.
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No modo Sport - novidade na linha Toro, que é acionado por um botão no painel -, o acelerador fica mais sensível e a troca de marchas ocorre em giros mais altos.
Outro ponto positivo é o sistema start-stop, que tem funcionamento sutil. Ao contrário do que acontece em outros modelos com o sistema, o condutor não se incomoda a ponto de desligar o recurso.
Nem a agressividade do diesel, nem a fraqueza do 1.8. Às vezes, o equilíbrio é a melhor das virtudes.
Comparada à versão Freedom 1.8, que continua sendo oferecida a partir de R$ 82.930, a 2.4 incorpora equipamentos como capota marítima, retrovisores com rebatimento elétrico, luz de caçamba, sensor de pressão nos pneus, rodas de 16”, além da nova cor, branco Polar.
Visualmente, a duas se diferem pela inscrição AT9, referente ao câmbio automático de nove marchas da 2.4 (na 1.8, é AT6).
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