Ao contrário do que se ventilava, não será o Jeep Renegade o responsável por estrear no Brasil a motorização turbo da família Firefly – que já equipa o SUV compacto na Europa. A missão caberá ao Fiat Toro, que será reestilizado em 2020 com o propulsor 1.3 turboflex como a principal novidade.
A informação é do site Quatro Rodas, que também adiantou os números do motor sobrealimentado, com quatro cilindros.
O novo 1.3 renderá 180 cv e 25,5 kgfm de torque, bem mais animadores que o atual 1.8 E.Torq, de 139 cv e 19,3 kgfm, alvo de críticas pelo desempenho nada empolgante. O 1.3 turbo não matará apenas o 1.8, mas deverá tirar de cena também o 2.4 Tigershark , de 186 cv.
>> Nova picape da Fiat é flagrada nas ruas e ficará abaixo da Toro
De acordo com o site Jornal do Carro, a escolha pela picape, e não pelo Renegade como se especulava, seria uma estratégia da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) para ajustar o pós-venda e a escala de produção, uma vez que o modelo da Fiat está vendendo menos que o da Jeep.
Mas isso é num primeiro momento. A opção turbinada migrará para o Renegade e chegará ao Compass, possivelmente aposentando o motor 2.0 Tigershark, de 166 cv, que, além de menos potente, é um projeto mais antigo. A previsão, segundo a Quatro Rodas, é para segundo semestre do próximo ano.
>> Nova plataforma fará VW Gol nascer de novo e matará up!
Com isso, a FCA conseguirá equipar três modelos campeões de venda com um único propulsor, associado à transmissão automática de nove marchas.
Isso se traduzirá em agilidade na produção e montagem na planta de Goiana (PE) – todos saem de lá na mesma plataforma – e, principalmente, na redução nos custos de fabricação.
>> Peugeot revela nova geração do 208, inspirada no SUV 3008
O Renegade usará ainda a versão 1.0 12V Firefly turboflex, com três cilindros, gerenciado por um câmbio manual de cinco marchas ou automático, de seis. Na Europa, ele rende 120 cv, porém é provável que ganhe ajustes para render mais em solo nacional.
A partir de 2021, o motor 1.0 turbo estará no inédito SUV compacto derivado do Argo e no próprio hatch, além do Cronos. No mesmo ano, a Fiat finalmente dará vida ao SUV cupê Fastback, exibido em conceito no Salão de São Paulo 2018. Ele usará o trem de força 1.3 turboflex.
>> Vídeos: temporal causa perda total em carros da GM e inunda fábrica da Mercedes
Atualizações de Toro e Compass
A mudança na picape Toro também será visual. O modelo seguirá o padrão da dianteira revelada no Fastback. O conjunto óptico em três níveis permanece, porém o recorte das luzes diurnas em led na parte superior será levemente redesenhado.
Os faróis halógenos diminuirão de tamanho, bem como a grade frontal, ficando mais afilados. A frente receberá o logotipo, sem o escudo e com nome grafado em letras cromadas, já presente na traseira.
>> Confira 7 itens no carro que (quase) nenhum motorista usa
O Compass, por sua vez, ganhará uma atualização até o fim deste ano, com possibilidade até de oferecer uma versão de 7 lugares. Já o Renegade passou pelo facelift em 2018.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast