Ao lançar a Toro há pouco mais de um mês, a Fiat disse que incomodaria tanto as picapes pequenas quanto as médias, além de roubar compradores de outros segmentos, como o de utilitários esportivos e sedãs médios. Os números iniciais de vendas no mercado nacional confirmam a previsão da marca.
Posicionada em uma nova categoria, da qual faz parte também o Renault Duster Oroch, o modelo já aparece como a terceira picape mais emplacada no país em seu primeiro mês cheio de vendas, deixando para trás nomes de peso como Chevrolet S10 e Volkswagen Saveiro. Com 3.080 unidades licenciadas em março, a Toro ficou atrás apenas da Toyota Hilux ( 3.442) e da líder disparada Fiat Strada (5.357).
Um dos segredos da Toro para o sucesso imediato é o fato de aliar atributos como porte, altura e dirigibilidade de um SUV, à robustez de um fora de estrada. A picape com cabine dupla de quatro portas tem capacidade para acomodar até cinco pessoas e transportar até uma tonelada.
Já a ex-campeã da Chevrolet vendas vive um momento de transição, o que explicaria a procura menor pelo modelo, que fechou o mês passado na quinta posição (1.930). Até a virada do semestre a S10 ganhará uma reestilização, que a deixará muito parecida com a Colorado - sua prima norte-americana.
A Ford Ranger passa por um caso semelhante. O facelift já foi revelado e a picape renovada estará nas lojas em maio. O resultado disso é apenas a oitava posição no ranking das picapes (1.196). No caso da Saveiro, a mudança de visual ocorreu justamente em março, o que já vinha impactando no volume de emplacamentos da linha anterior nos últimos meses.
Quanto à Oroch, concorrente direta da Toro, teve um crescimento nas vendas desde o seu lançamento em setembro passado, com 1.222 exemplares negociados em março. É menos da metade do desempenho da representante da Fiat e um pouco abaixo da Volkswagen Amarok, que figurou na sexta posição (1.230).
HR-V no top 5
No ranking geral de emplacamentos, o Chevrolet se firma como o campeão de vendas do mercado, título conquistado no ano passado ao bater o Fiat Palio. No mês passado, o hatch vendeu 12.192 unidades, ficando à frente do Hyundai HB20, que segue firme na vice-liderança, com 10.475 unidades.
O Ford Ka mostra recuperação e aparece na terceira posição, com 7.225 unidades. O destaque do mês vem logo a seguir. Pela primeira vez o Honda HR-V aparece no ‘top 5’, com 6.060 unidades, se afastando um pouco da incômoda presença do Jeep Renegade, que chegou a abrir 2016 na quinta posição, mas perdeu fôlego.
Este posto no mês passado foi ocupado pelo Corolla, que mantém um ótimo ritmo de vendas, com 5.989 carros - até o fim do ano o sedã ganhará uma facelift para encarar a nova geração do Honda Civic que chegará em breve. O Palio, líder até 2014, despencou na tabela e ficou na décima posição no mês, atrás também de Prisma, Strada, Gol e Fox.
Top 20
Volume de emplacamentos no mercado brasileiro:
Modelo | Março | Em 2016 |
1º GM Onix | 12.192 | 35.467 (1º) |
2º Hyundai HB20 | 10.475 | 27.309 (2º) |
3º Ford Ka | 7.224 | 17.118 (4º) |
4º Honda HR-V | 6.059 | 15.053 (8.º) |
5º Toyota Corolla | 5.984 | 15.223 (6º) |
6º GM Prisma | 5.411 | 15.285 (5º) |
7º Fiat Strada | 5.357 | 13.936 (9º) |
8º VW Gol | 5.296 | 13.104 (11º) |
9º VW Fox/CrossFox | 5.228 | 14.577 (8º) |
10º Fiat Palio | 4.715 | 18.229 (3º) |
11º Jeep Renegade | 4.284 | 13.238 (10º) |
12º Renault Sandero | 4.254 | 10.801 (13º) |
13º Fiat Uno | 3.950 | 10.561 (14º ) |
14º Hyundai HB20 S | 3.936 | 11.217 (12º) |
15º VW up! | 3.791 | 10.306 (15º) |
16º Fiat Siena | 3.781 | 10.092 (16º) |
17º Toyota Etios | 3.580 | 8.897 (18º) |
18º Toyota Hilux | 3.441 | 8.529 (19º) |
19º Fiat Toro | 3.080 | 4.228 (35º) |
20º VW Saveiro | 3.040 | 9.230 (17º) |
( ): posição no ranking no acumulado do ano. | ||
Fonte: Fenabrave |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião