Uma releitura do clássico Fiat Turbo volta a ganhar força pelos lados de Betim (MG), sede da fábrica italiana no Brasil. Como havíamos divulgado no início deste ano, o hot hatch retornaria à ativa a partir da terceira geração do carro, prevista para 2020.
Mas em vez do motor 1.0 turbo, conforme publicamos à época, a hatch apimentado usaria o 1.3 GSE turbo, de três cilindros e também da nova família FireFly, que a marca estreou no Renegade europeu, atualizado recentemente. No utilitário, ele rende entre 150 cv e 180 cv.
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O propulsor traz um novo cabeçote com quatro válvulas por cilindro e injeção direta - o propulsor 1.0 aspirado e tricilíndrico atual é o único do segmento a ter somente seis válvulas. As informações são do site mineiro Autos Segredos.
O Uno Turbo voltaria com uma proposta focada na eficiência energética (leia-se baixos consumo e emissões de poluentes) e não em desempenho como ocorreu no modelo vendido no Brasil na década de 1990.
De qualquer forma, o motor deverá entregar mais de 120 cv com etanol, seguindo o que fez a Volkswagen com Polo e Golf 1.0 TSI - o Argo também receberia o 1.0 12v Firefly turbo em 2020.
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Pioneiro no turbo nacional
Na década de 1990, a Fiat fazia história no mercado brasileiro ao apresentar o primeiro carro turbo nacional com produção em série: o Uno 1.4. De visual agressivo, era vendido nas cores amarelo, vermelho e preto.
Entregava um desempenho superior a ‘esportivos’ da época, como VW Gol GTi, Ford Escort XR3, Chevrolet Kadett GSi ou mesmo Chevrolet Vectra GSi.
O motor de 116 cv e 17 kgfm de torque o levava a 100 km/h em apenas 8 segundos, enquanto o Vectra precisava de mais de 9 segundos para atingir a mesma velocidade. Seu velocímetro trazia uma escala que marcava até 240 km/h .
O modelo foi feito entre maio de 1994 e abril de 1996, quando 1.801 unidades chegaram às ruas.
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Pacote de lançamentos
O Uno Turbo puxará a fila de lançamentos da Fiat nos próximos anos. Depois dele virão as novas gerações de Strada, Fiorino e Mobi e até mesmo do recente Argo e do futuro sedã Cronos, que ganhará o motor 1.3 FireFly turbo, já em testes em Betim (MG).
Antes disso, a Strada receberá uma atualização na primeira geração, lançada no longínquo 1996. A nova geração só viria em 2021, com a adoção dos motores FireFly.
Em 2023 é a vez de Fiorino e Argo trocarem de geração, enquanto as atualizações de Cronos e Mobi ficarão para 2024 - antes o subcompacto passará por uma reestilização entre 2019 e 2020.
Turbo e SUV Cupê
O Uno Turbo faz parte da renovação que a Fiat está propondo para sua gama. Outra novidade será o SUV cupê da Toro que será revelado no Salão de São Paulo. A produção de um utilitário médio inspirado na picape já está nos planos da montadora faz um tempo.
Um dos empecilhos que adiaram o início da produção do modelo foi a proximidade de públicos alvos com o Jeep Compass. Agora com o estilo de carroceria cupê definido, a Fiat se coloca a frente aderindo a última moda dos SUV’s.
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