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Camaçari (BA) – O inédito motor 1.0 Flex do Fiesta herdou do já conhecido e eficiente 1.6 Flex (vendido deste 2004) várias características. A principal delas é o aumento da taxa de compressão, que favorece o desempenho, pois melhora a conversão da energia gerada pelo motor, em vez de gerar calor. No caso da nova versão, a Ford optou por elevar a taxa para 12,8:1, uma das mais altas do seu segmento (perde apenas para o Gol e o Fox 1.0, que já possuem 13:1).

Além disso, como a taxa elevada aumenta o risco de detonação, o propulsor 1.0 Flex do Fiesta traz nova câmara de combustão com jatos de óleo para refrigeração e controle eletrônico da temperatura do líquido de arrefecimento, de modo a trabalhar com médias de temperatura diferentes: 103°C com álcool, 97°C com gasolina ou pontos intermediários em caso de mistura de combustíveis.

O motor 1.0 Flex ganhou ainda outras características do irmão 1.6 como sensores de detonação (um por cilindro), comando de válvulas com abertura e cruzamento maiores, novas válvulas, sistema de escapamento com menor contrapressão e reservatório de partida a frio (inclusive com luz de advertência no painel que mostra quando sistema está com nível baixo de gasolina).

Com as mudanças, a Ford conseguiu aumentar a potência do motor de 66 cv (o antigo) para 73 cv com álcool e 71 cv com gasolina a 6.000 giros e o torque (força) máximo de 8,87 kgfm para 9,28 (álcool) e 9,12 (gasolina) a altos 4.750 giros, sendo que a apenas 1.500 rpm já aparecem 88% do torque máximo.

Testado na região de Camaçari (BA), onde está localizada a fábrica do Fiesta, foi possível constatar que o novo motor 1.0 Flex realmente melhorou um pouco o desempenho do compacto. Mas para obter maior agilidade do veículo é preciso manter o propulsor em altas rotações, o que acaba elevando o nível de ruído na cabine. Estranhamente, a Ford não divulgou os números referentes ao desempenho do Fiesta Flex. Mas o fabricante garante que este melhorou consideravelmente.

Apesar do modelo continuar a trazer o seu "calcanhar de aquiles", o acabamento com excesso de plástico, o modelo também manteve atributos como o câmbio macio com engates precisos e a boa posição do motorista, com todos os instrumentos acessíveis.

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