A Volkswagen confirmou o fim da produção do Golf nas versões 1.0 TSI e 1.4 TSI . O modelo passa a ser oferecido apenas na opção esportiva GTI e até o fim do ano também na híbrida GTE.
A decisão de enxugar a gama do hatch médio está relacionada à estratégia da montadora em apostar na trinca Polo, Virtus e T-Cross como produtos de volume.
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O Golf já vinha mal das pernas em vendas e foi impactado diretamente com a chegada do inédito SUV compacto.
Primeiro na produção em São José dos Pinhais (PR), que estava paralisada desde janeiro para a adequação da linha de montagem do T-Cross.
E depois por que as duas versões 'aposentadas' ocupam a mesma faixa de preço do utilitário, entre R$ 90 mil e R$ 110 mil. E na hora de escolher, o consumidor brasileiro tem preferido levar um utilitário para casa.
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A Volks aposta que a simplificação da linha possa trazer os mesmos resultados verificados no Fox, limitado a apenas duas versões e que viu as vendas crescerem em 35% desde então.
A diferença é que o hatch compacto parte de R$ 50 mil, enquanto o GTI custa R$ 150 mil. Com pintura perolizada e opcionais, o valor pode alcançar a R$ 172,2 mil.
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O esportivo é equipado com motor 2.0 turbo, de 230 cv, associado ao câmbio automatizado DSG, de 6 velocidades.
Por enquanto ele continua sendo feito no Paraná, mas montadora já sinalizou que no futuro poderá vir importado, atendendo a um nicho de mercado.
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O Golf GTE, que foi uma das atrações do Salão de São Paulo 2018, chegará importado da Alemanha com a motorização 1.4 turbo a gasolina e outro elétrica, combinando uma potência de 204 cv.
Descontos generosos
Quem está interessado em comprar um Golf, mas não tem bolso para o GTI, ainda conseguirá encontrar as versões 1.0 e 1.4 nas concessionárias. De acordo com a VW, foi produzida no fim de 2018 uma "quantidade necessária para o atendimento do mercado em 2019".
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Além disso, há descontos generosos para as duas configurações. O Golf 1.0 TSI Comfortline, por exemplo, tabelado em R$ 91.790, está com 'bônus de fábrica' de quase R$ 8 mil, caindo o preço para R$ 84 mil.
Já o Highline pode ser adquirido por R$ 100,9 mil ou R$ 11,2 mil a menos do valor de tabela.
Quem também se aposentou recentemente foi a perua Golf Variant, oferecida sempre na propulsão 1.4. Ela também pode ser encontrada em estoque em algumas lojas.
O fim da linha para as versões mais em conta do Golf acontece cerca de 9 meses após ele estrear uma reestilização no mercado brasileiro.
Além do tapa no visual, o modelo melhorou o nível de tecnologia e recebeu uma atualização mecânica, como a adoção do câmbio automático no motor 1.0 turbo e o ligeiro acréscimo na potência, de 125 cv para 128 cv.
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