Um dos lançamentos mais aguardados no ano já tem um nome: Argo. A Fiat finalmente liberou essa informação do hatch que substituirá de uma só vez o Punto, as versões mais caras do Palio e o Bravo, que já deixou de ser vendido. Até então, a novidade era chamada de projeto X6H. A estreia está prevista entre maio e junho.
A marca já colocou no ar um site dedicado ao hatch ‘premium’, que será produzido Betim (MG). Também pôs nas ruas nesta quinta-feira (20) unidades camufladas, e com a carroceria de ‘mula’ (componentes visuais de outros modelos), adesivadas nas laterais e traseira com a inscrição ‘#DescubraArgo'.
Na mensagem exibida no hotsite a Fiat diz que o carro é ‘pensado do zero’, o que significa tratar-se de uma nova plataforma e que não é derivado de outro modelo.
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Mantido em segredo, o Argo não teve mais detalhes revelados, principalmente quanto aos equipamentos e configurações. A montadora apenas destaca que terá tecnologia compatível ao segmento de hatches ‘premium’.
A pesada camuflagem esconde o seu design original do carro. Porém, é quase certo que o desenho final será muito próximo ao do Tipo europeu, lançando em 2015. A semelhança estará no para-choque, faróis, grade em formato de colmeia e capô que se estende até a grade.
Motores vão do 1.0 a 1.8
O hatch usará uma gama ampla de motores e câmbios. A versão de entrada do Argo (que entra no lugar do Palio topo de linha) virá com o 1.0 FireFly 3-cilindros, de 77 cv, associado à transmissão manual de 5 marchas - conjunto usado atualmente por Mobi Drive e Uno 2017.
O Uno também emprestará o propulsor 1.3, com quatro cilindros e 109 cv, para a versão intermediária do futuro hatch. Nessa configuração, haverá a opção do câmbio automatizado GSR, que estreou no Mobi Drive e se destaca por eliminar os soluços nas trocas de marchas, além de oferecer os comandos por botões em vez da alavanca.
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O Argo terá ainda uma versão mais esportiva equipada com o motor 1.8 E.torQ EVO, de até 139 c v e caixa automática de seis marchas, mecânica hoje presente no Renegade e Toro.
Fala-se também que no futuro haverá uma opção turbo a partir do motor 1.3 FireFly, que já estaria em desenvolvimento na planta de Betim. A potência estimada ficaria na casa dos 160 cv.
Interior da picape Toro
Apesar de não revelar as configurações, a Fiat deverá adotar equipamentos disponíveis em sua gama. Por exemplo, o lançamento virá com direção elétrica e função City (melhor a assistência em 50%, facilitando as manobras, principalmente na hora de estacionar), sistema stop/start (desliga e liga o motor em paradas rápidas no trânsito), controle de estabilidade e assistência de partida em rampa.
O painel será exclusivo, com destaque para as três saídas de ar circulares no meio do painel e a tela de 7 polegadas sensível ao toque do sistema multimídia.
As versões mais caras trarão componentes em comum com os da picape Toro, como quadro de instrumentos e controles do ar-condicionado.
Na versão Sporting, ele terá faróis com máscara negra e grade superior e inferior pintadas de preto. Os faróis auxiliares são integrados à grade inferior. Haverá ainda a grafia Speedometer e do Tachometer no velocímetro e no conta-giros, respectivamente.
Sedã no lugar do Grand Siena
O Argo também terá uma versão sedã previamente batizada de X6S. Ela irá ocupar o lugar do Grand Siena e do Linea, mas a produção ficará na Argentina, chegando ao Brasil no último trimestre de 2017. A Fiat ainda não divulgou ser usará o mesmo nome do hatch ou receberá outro batismo.
A dupla é a grande aposta da marca para voltar a dar as cartas no segmento compacto, uma vez que não apresentou grandes novidades nos últimos tempos, salvo o inédito Mobi e a reestilização e novos motores do Uno.
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“Com o Argo, substituiremos três carros de baixas vendas por um único modelo, que vai atender a faixa dos R$ 50 mil a R$ 70 mil”, explica uma fonte da fábrica ouvida pelo site Car And Driver.
“Não será a que usamos em Pernambuco [Toro, Renegade e Compass]. É uma nova arquitetura, inédita em todo o grupo”, complementa.
Vale ressaltar que Palio, Punto, Bravo e Linea são produtos com prazo de validade expirado, sendo que os dois últimos já deixaram de ser produzidos em Betim.
Nova picape e SUV
A Fiat prepara um novo modelo para substituir a Strada, a X6P, que chegaria em 2018 com um porte superior ao da campeã de vendas entre os comerciais leves.
A fonte ouvida pela Car And Driver disse ainda que o grupo FCA prepara um novo SUV, que será feito em Minas com o logotipo da Jeep. “Vamos aproveitar o forte nome da marca nesse segmento”, antecipa . O SUV é para o nício de 2019.
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