O Fiat Mobi é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Ele será apresentado à imprensa no próximo dia 13 de abril com a missão de resgatar o conceito de carro popular, com preço acessível e custo baixo de manutenção e reparo. E os únicos flagras feitos do carro exibiam camuflagens pesadas que escondiam o visual do modelo. Mas, nos últimas dias várias flagras foram feitos do carro, acabando com o mistério.
Primeiro foram duas imagens exibindo da versão ‘aventureira’ Way, da frente e da traseira. O registro foi feito no lava car da concessionária Florença, em Curitiba, na Av. Marechal Floriano Peixoto. Agora, é vez da configuração de entrada Easy ser ‘revelada’.
LEIA MAIS: Renault Kwid e Fiat Mobi resgatam o conceito de carro popular no Brasil
O Mobi exibe capô elevado e faróis estreitos que se estendem pelas laterais. Já as lanternas são generosas e desproporcionais ao porte do veículo, que é menor do que o Uno, do qual compartilha a plataforma, o motor Fire 1.0 (disponível também no Palio), de 75 cv, e algumas peças, como o para-brisa. Isso explicaria o fato de a montadora oferecer um produto abaixo de R$ 30 mil. Porém, há muitos componentes que são exclusivos do novo modelo.
O formato quadrado segue as linhas do irmão mais velho, no entanto, as dimensões são mais modestas: o entre-eixos será próximo a 2,35 metros e o porta-malas, a 260 litros. A altura mais elevada do teto compensará o aperto interno, bem como o encosto traseiro mais verticalizado, que liberará mais espaço para as pernas dos passageiros - receita usada também pelo Renault Oroch.
CONFIRA OS PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE
O Mobi chegará para ocupar a linha de entrada da Fiat, que hoje é formada pelo Uno Vivace (versão sem reestilização) e Palio Fire. Ao menos o segundo deverá permanecer em produção até que as vendas do novo hatch justifiquem a aposentadoria do veterano modelo.
LEIA MAIS: Fiat Mobi chega em abril com preço abaixo de R$ 30 mil
Versões
O Mobi estará disponível em seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. A de entrada ficará com preço na casa dos R$ 29 mil, abrindo mão de itens como direção hidráulica, ar-condicionado e trio elétrico - direção e ar só na versão Easy on, por R$ 31 mil. Não trará nem limpador e desembaçador traseiros, como mostra o flagra. Também não terá o sistema de som.
- Renault Kwid e Fiat Mobi resgatam o conceito de carro popular no Brasil
- GM Day em Curitiba vira um domingo no parque; confira fotos e vídeo
- Curitiba ganha ‘shopping’ para fãs de Harley Davidson e rock and roll
- Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil
- Bares temáticos de Curitiba movidos à paixão por carros e motos
A Like terá um acabamento aprimorado, com menos plástico, porém continuará ‘pelada’. Easy e Like terão com alvo frotistas e pessoas físicas que buscam economia. A Fiat estima que 70% destas unidades vão parar nas mãos de pessoas jurídicas.
Já a versão aventureira alcançará os R$ 40 mil, já com ar, trio elétrico, piscas nos retrovisores, rodas de liga leve, volante multifuncional e sistema multimídia.
Pelas fotos, nota-se que a versão Way exibe apliques de plástico na carroceria, rack de teto e faróis de neblina. Um dos destaques é tampa traseira feita de vidro, solução que seria utilizada pela Volkswagen no up! nacional, porém acabou abandonada devido ao custo mais elevado. Um adesivo colado na base da tampa do porta-malas identifica a versão.
Cabine do Uno
O interior do Mobi seguirá a linha já apresentado no Uno,com as saídas de ar-condicionado redondas nas laterais e verticais no meio do painel. O sistema de som ou a multimídia com GPS (esta opcional), volante multifuncional (nas configurações mais caras) também acompanham o estilo do irmão mais velho.
O quadro de instrumentos trará tela de LCD de 3,5”, tal qual as versões mais em conta do Uno, porém apresentando menos funções. O modelo trará ainda indicador de troca da marcha e econômetro.
No próximo ano, ele estreará o novo motor 1.0 tricilíndrico, de 80 cv, desenvolvido pela marca italiana, que até o fim de 2016 equipará o Uno. Fala-se também no bloco 1.0 12v turbo, além do 1.3 16vm de 105 cv, que substituirá o atual 1.4 8v.
Seus principais concorrentes serão o VW up!, atualmente partindo de R$ 32.590 (2,42 m de entre-eixos e 285 litros de porta-malas) e o Renault Kwid, que será mostrado no Salão do Automóvel, em novembro.
O que ele trará?
Principais itens do Fiat Mobi:
Easy
Obrigatórios freios ABS e airbag duplo; banco bipartido; rodas de aço aro 13; computador de bordo e tela LCD no quadro de instrumentos.
Opcionais: vidros e travas elétricas.
Easy On
Acrescenta direção hidráulica e ar-condicionado.
Opcionais: vidros e travas elétricas.
Like
Agrega vidros e travas elétricas e limpador e desembaçador dos vidros traseiros.
Opcionais: pacote com rádio Connect e volante multifuncional com comandos do rádio.
Like On
Incorpora sensor de estacionamento; retrovisor elétrico; rodas de liga leve aro 14; retrovisores com repetidores de setas; vidros traseiros elétricos; regulagem de altura do banco do motorista; e regulagem de altura do volante.
Way
Mesmos itens da versão Like, com adição do rack de teto e de apliques pretos em diversos pontos do carro.
Way On
Mesmos itens da versão Like on e diferenciais visuais da Way.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast