A Toyota enfim revelou a 12.ª geração do Corolla na carroceria sedã, a última que faltava depois de mostrar a versão hatch e perua em março deste ano.
O modelo, que é um dos destaques no Salão de Guangzhou, na China, traz as mesmas alterações dos irmãos de plataforma.
O projeto foge do estilo tradicional da marca e exibe linhas bem radicais, com vincos marcantes na frente, dando a clara intenção de atrair também um público mais jovem.
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Na verdade, o novo Corolla apresenta três visuais distintos conforme o tipo de motorização e o mercado que será vendido.
A versão com motor a combustão, que na China é chamada de Levin, têm um design próximo ao do hatch e da perua, com o mesmo contorno da entrada de ar que toma quase toda a frente do carro e os faróis de recorte bem acentuado.
A extremidade que invade a lateral é maior, acompanhada da luz diurna em led em formato de ‘C’. Enquanto que na extremidade voltada para o centro, a lente é bem fina, criando um efeito ‘bad boy’ na combinação com a grade.
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Na traseira, as lanternas ganharam um novo desenho e um rearranjo dos elementos internos, que são ligadas por uma barra cromada, que ficou mais fina.
Será este o visual do Corolla brasileiro, quando estrear em 2020 sobre a nova plataforma modular TNGA, a mesma do Prius.
Recentemente, a Toyota anunciou um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba (SP) que servirá para modernizá-la para a produção de veículos com este tipo de arquitetura.
A atualização da planta deve demorar 18 meses, o que nos leva ao período de março de 2020, mês tradicional de lançamentos da marca. Na Europa e nos EUA, o modelo será lançado em meados do próximo ano.
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A versão híbrida, que também chegará ao Brasil, vem com um desenho diferente dos faróis, mais retangulares, e com as luzes de neblina posicionadas nas extremidades do para-choque.
Por aqui, será uma exclusiva versão flex com dois motores, que aceitará o nosso etanol - tecnologia que está sendo desenvolvida com o Prius.
Já o terceiro visual é voltado para alguns mercados, como os Estados Unidos, e tem uma proposta mais esportiva. Esta versão foi revelada pela Toyota norte-americana.
NOVO MOTOR 2.0
A nova geração do Corolla estreia o novo motor 2.0, que despeja 170 cavalos e 21,4 kgfm de torque. Mas algumas configurações vão manter o 1.8 , que foi recalibrado para render mais que os 144 cv atuais e deixá-lo mais econômico - os dados deste propulsor não foram revelados.
O câmbio CVT continua, porém foi melhorado e agora simula 10 marchas (e não mais 7). O conjunto deixa de oferecer as borboletas atrás do volante para a troca manual das marchas simuladas - o que passa a ser feita somente na alavanca.
O Corolla híbrido, por sua vez, combina o motor 1.8 com o elétrico do Prius, conjunto que entrega 122 cv. As baterias podem ser recarregadas por meio do movimento do carro.
Apesar do porte maior com a adoção da plataforma TNGA, o entre-eixos tem a mesma distância (2,70 m).
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MAIS TECNOLOGIA E SEGURANÇA
A Toyota diz que o carro está bem mais seguro, recebendo o pacote Safety Sense, que inclui sistema pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de faixa, leitor de placas de trânsito e faróis altos automáticos.
A tecnologia disponível possibilita que o carro acompanhe o trânsito à frente sem a atuação do motorista e realize pequenas curvas sozinho, mas é necessário que o condutor mantenha as mãos no volante.
O interior traz a tela de 8 polegadas da central multimídia com estilo flutuante, além da conectividade com a Apple Car - a marca ainda não oferece o sistema Android Auto.
O painel de instrumentos vem com uma tela TFT de 4,2″, nas versões mais baratas, e display de 7″ nas mais caras.
Na lista de conforto estão chave presencial, farol com facho alto automático, ar-condicionado digital de uma ou duas zonas, carregador de celular por indução e teto solar elétrico.
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