A polêmica criada por esta medida não só envolve a despesa que o consumidor terá que arcar com o aparelho, como também questiona a finalidade da resolução de evitar o roubo de veículos.
Especialistas do setor alertam que a segurança do veículo estará comprometida tão logo a resolução passe a vigorar. Porque se o rastreador for de série terá que ser instalado sempre no mesmo local do veículo durante a sua montagem. Assim, a sua localização no automóvel não ficará em segredo por muito tempo e em caso de roubo nada impede que seja a primeira peça a ser retirada pelos ladrões.
As montadoras também preferem valorizar mais a instalação de equipamentos de segurança, como air-bag e freios ABS, em seus carros do que o rastreador.
De série
A Volkswagen chegou neste ano a instalar o rastreador como item de série. Uma das razões alegadas pela montadora seria para reduzir o preço do seguro em seus modelos, principalmente no Golf, um dos mais visados pelos ladrões. Porém, em junho, a empresa voltou atrás na decisão e deixou a cargo do consumidor escolher, na concessionária, se quer ou não o dispositivo.
Segundo a Volkswagen, além da empresa fornecedora do equipamento não dar conta da instalação em toda a linha, boa parte dos compradores não usava o aparelho, já que era preciso pagar em média R$ 800 pelo serviço de rastreamento, após acioná-lo.
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