Os três jogadores mais badalados do momento foram anunciados como finalistas do prêmio da Fifa. Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar concorrem ao título de o melhor jogador do mundo na temporada 2016/ 17, resultado que será anunciado no próximo dia 23 de outubro, em Londres.
Eles repetem a disputa ocorrida em 2015, quando o argentino do Barcelona levou a melhor, seguido do português do Real Madrid e do brasileiro, à época no Barça (hoje no Paris Saint-Germain).
O trio, além de jogar um futebol que encanta milhões de pessoas pelo planeta, tem outra coisa em comum: são grandes fãs de automóveis.
A garagem dos craques faz jus aos salários astronômicos de cada um, numa disputa pela mais numerosa e milionária.
Neymar atualmente é o mais bem pago com € 3,06 milhões por mês (R$ 11,42 milhões), à frente de CR7, € 2,91 milhão (R$ 10,86 milhões) e de Lionel Messi, € 2,26 milhões (R$ 8,43 milhões ).
São cifras que tornam a compra de uma Ferrari F12 TDF, Audi R8 e Maserati MC Stradale como se fossem um ‘carro popular’. Essas são algumas das máquinas que os atletas costumam desfilar pela ruas e estradas da Europa. Confira:
NEYMAR
Apesar de ganhar o maior salário de um futebolista no planeta com o PSG, Neymar Jr. tem a garagem menos valiosa dos três concorrentes ao prêmio da Fifa. A fortuna em carros do brasileiros gira em torno de R$ 5 milhões, com pouco mais de uma dezena de unidades.
Boa parte da coleção dos carrões do ex-santista foi formada nos anos em que jogou pelo Barcelona. Alguns obtidos com o salário que ganhava no time catalão, outros como agrado da patrocinadora Audi, que presenteia o elenco anualmente com seus modelos.
No fim de 2016, por exemplo, o atacante da seleção brasileira escolheu um Audi RS 7 Sportback Performance no catálogo da marca alemã. Desta parceria, Neymar também colocou na garagem modelos como A7, Q7, TT e Q5.
FERRARI 458 SPIDER
É o xodó do acervo de Neymar. Adquirida em 2015, a supermáquina italiana era um sonho de criança do jogador, conforme publicou em uma postagem no Instagram para registrar a compra no valor de R$ 2 milhões (à época).
Substituta da F430, a versão conversível do 458 é equipada com motor V8 4.5, que gera 570 cv. Ela faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 325 km/h.
No ano passado, Neymar perdeu o controle da sua Ferrari 458 Spider e bateu contra o guard-rail quando se dirigia ao treino do Barcelona. O atleta nada sofreu e os danos no carro foram leves, cobertos, é claro, pelo seguro.
AUDI RS7 PERFORMANCE
A perua esportiva foi um mimo da Audi em 2017. Era o modelo mais caro do lote oferecido pela montadora ao elenco do Barça. À época, custava € 152 mil euros (R$ 567 mil).
Com motor 4.0 V8 biturbo, de 605 cv, o veículo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atingir 305 km/h de máxima. O RS7 Sportback Performance já é vendida no Brasil ao preço de R$ 750 mil.
Audi R8 Spyder
O Audi que ele mais gosta de passear é o R8 GT Spyder, conversível mais rápido, mais caro e mais exclusivo da Audi.
No Brasil há apenas duas unidades do modelo e outros 331 estão espalhados ao redor do mundo - a produção foi limitada em 333 exemplares.
O R8 GT Spyder carrega um motor V10 5.2, de 560 cv e 55 kgfm de torque, associado à transmissão automatizada de embreagem simples e seis velocidades.
O carro surgiu no início da década para fazer frente à Ferrari 458 (570 cv) e a Lamborghini Galhardo Spyder (560), embora custasse bem menos que os rivais.
Outros carros
CRISTIANO RONALDO
O ídolo do Real Madrid possui quase 30 veículos em sua garagem, que somados dão uma pequena fortuna de € 18 milhões (R$ 67 milhões). O CR7 gasta perto de € 250 mil (R$ 933 mil) com o seguro dos seus automóveis. Por dia, isso dá € 400 (R$ 1,5 mil) por dia. Tem de Ferrari a Rolls Royce, passando pelas máquinas de corrida Koenigsegg CCX e McLaren MP4-12C.
FERRARI F12 TDF
O CR7 é proprietário de uma das 799 unidades construídas pela marca italiana. Avaliada em mais de 1 milhão (R$ 3,7 milhões), a versão TDF é uma ao Tour De France - corridas de carros que cruzaram os alpes franceses entre 1899 e 1986.
A Ferrari F12 TDF possui um motor 6.3 V12 aspirado, que desenvolve 780 cv e 71,9 kgfm de torque. Ele é capaz de atingir 100 km/h em apenas 2,9 segundos e continuar seu ‘passeio’ até 340 km/h.
BUGATTI VEYRON
Uma das suas mais recentes aquisições é um Bugatti Veyron 16.6 Grand Sport Vitesse, na cor preta, avaliado em € 2,3 milhões (R$ 8,5 milhões). O superesportivo foi um presente que “ganhou de si mesmo” pela conquista da Eurocopa em julho do ano passado - foi o primeiro título da seleção portuguesa na competição.
“O animal chegou”, disse o astro - três vezes melhor do mundo - em seu Instagran à época para anunciar o mais novo um integrante da sua milionária garagem. No início deste ano, o astro foi o garoto propaganda do novo Bugatti Chiron, sucessor do Veyron e que deve ocupar em breve a garagem do português.
ROLLS-ROYCE GHOST
Nem só de superesportivos vive Ronaldo. O atleta aprecia também circular com muito luxo e ostentação. O Rolls-Royce Ghost já foi visto no estacionamento do clube merengue, na Espanha. Custa perto de € 350 mil (R$ 1,3 milhão). A foto acima ele postou no Instagram com a seguinte legenda: “Bom dia! Indo treinar com esse tempo maravilhoso.”
O modelo é equipado com o gigantesco motor V12 biturbo de 6.6 litros, que atinge 563 cv e impressionantes 79,3 kgfm de torque. Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.
Outros carros
Lionel Messi
A transferência de Neymar para a França e a renovação de contrato de Cristiano Ronaldo culminaram com salários mais polpudos que o de Messi. No entanto, o argentino tem disparada a garagem mais ‘cara’ do trio.
Isso graças a aquisição de uma Ferrari raríssima em leilão, que sozinha custa mais que todos os carros dos rivais juntos. Curiosamente, Messi travou um duelo lance a lance com Ronaldo, e levou a melhor, para ficar com a preciosidade.
A coleção do ‘La Pulga’ está avaliada em R$ 100 milhões (R$ 97 milhões só com o superesportivo italiano).
Ferrari 335 S Spider Scaglietti
Messi arrematou a máquina num leilão no início de 2016. Desembolsou € 26 milhões (R$ 97 milhões) pela Ferrari 335 Sport Spider Scaglietti, ano 1957. O esportivo se tornou o carro mais caro do mundo até o leilão de Ferrari 250 GTO por € 32 milhões.
O modelo é equipado com motor V12 4.0 Tipo 140, de 400 cv, e fez história ao se tornar o primeiro carro a ultrapassar a velocidade média de 200 km/h durante as 24 horas de Le Mans (com 203 km/h).
Maserati MC Stradale
O craque argentino trocou seu Maserati Gran Turismo S por um novíssimo Maserati MC Stradale - o ídolo tinha colocada à venda também este modelo, mas não se sabe se concretizou o negócio.
Trata-se da versão limitada de duas portas inspirada no Trofeo Gran Turismo MC que disputa os campeonatos GT4 na Europa. Custou € 180 mil (R$ 675 mil) e é impulsionado por um motor 4.7 V8, de 450 cv, que o leva de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e à velocidade de 300 km/h.
Dodge Charger SRT8
Mesmo com a baixa estatura, Messi curte dirigir carrões superlativos, como o Dodge Charger SRT8. O brutamonte é empurrado por motor 6.4 Hemi V8, capaz de gerar 470 cv e 64,98 kgfm de torque.
Nos EUA, ele concorre com Chevrolet Camaro SS e Ford Mustang Shelby GT500. O modelo fez enorme sucesso ao aparecer no filme Velozes e Furiosos.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast