Está comprovado: manter os faróis ligados de dia, durante toda a viagem, ajuda a reduzir os riscos de envolvimento em acidentes, pois o carro fica mais visível. Inclusive, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) recomenda.
Para combater o sono, faça uma parada a cada duas horas. Procure caminhar enquanto descansa. Lave o rosto e a nuca com água fria. Beba água e sucos. Não consuma alimentos pesados.Fuja da traseira de caminhões e ônibus que costumam obstruir completamente a visibilidade.
Dois carros acabam de colidir à sua frente. Primeiros passos: tente acionar a polícia através do celular e sinalize o local. Acione o pisca-alerta ou coloque galhos e triângulo de segurança junto à pista, a cerca de 100 metros de distância, para chamar a atenção dos veículos e evitar outros acidentes. Não tente remover as vítimas, principalmente se estiverem presas às ferragens. Tentar retirá-las do carro pode agravar ainda mais os ferimentos.
Ao distribuir a bagagem no porta-malas, os objetos pesados devem ficar embaixo e mais à frente, junto ao banco traseiro. Se usar bagageiro no teto, transporte apenas cargas leves que não ultrapassem 40 cm de altura.
Mensagens inéditas revelam medo de ex-assessor de Moraes: “Se falar algo, o ministro me mata”
Quem é Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do TSE que relatou medo de Moraes
Ponto a ponto, entenda o papel do ex-assessor de Moraes
Glauber Braga, o deputado “emo” que faz greve de fome no Congresso, coleciona polêmicas