• Carregando...

Infração: Antes de mais nada, saiba que andar com escapamento exalando fumaça ou gases é infração grave e sujeito à perda de cinco pontos na carteira, R$ 127,69 de multa e retenção do veículo para sanar o problema. O mesmo se aplica para escapamento solto e com o silencioso defeituoso. Caso os problemas sejam todos estes, o motorista comete duas infrações distintas, ou seja, prejuízo dobrado: R$ 255,38, 10 pontos na CNH e retenção do veículo.

Ruído diferente, como um sopro: É provocado por furos no escapamento, no abafador intermediário ou nas junções das peças. E se furou, não adianta tentar remendar. Tem que trocar o componente danificado.

Ruídos de peças soltas: É causado por canos metálicos ou lã de vidro solta no interior do silencioso ou do abafador, em conseqüência de desgaste ou de raspadas em lombadas ou valetas.

Cheiro de fumaça dentro do carro: Pode ser um vazamento do sistema próximo à região central do veículo ou uma infiltração por algum furo no assoalho (onde antes tinha uma borracha de vedação). Também pode ser a falta de aperto em alguma braçadeira ou rompimento de alguma junta ou encaixe. Rachaduras: São sinais de apodrecimento. Quando o miolo está corroído gera um ronco com maior ressonância, semelhante ao barulho verificado no escape do Fiat Uno.

Ferrugem: Quando o sistema começa a apodrecer, surgem bolhas de ferrugem na chapa externa. É possível verificar se está ocorrendo o desgaste batendo na estrutura da peça. Ela soltará pedaços de ferrugem.

Consumo: Danos como perfurações ou escapamento solto podem alterar o funcionamento do motor, aumentando o consumo de combustível, por exemplo. Outro problema que pode ocorrer é o desprendimento de partículas de cerâmica do catalisador, que aos poucos vão entupindo o "filtro", até que o carro pare de funcionar porque os gases não têm por onde sair.

Estouros: a causa está relacionada provavelmente a furos no escape. A solução é substituir a peça furada por uma nova.

Aquecimento do assoalho: o mais provável é que alguma parte do sistema esteja trincada ou que o conjunto encontra-se muito próximo do assoalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]