Enquanto prepara o lançamento das atualizações de Sandero e Logan, a Renault segue testando o novo Duster no Brasil. O SUV foi flagrado mais uma vez na grande Curitiba (PR), onde fica a fábrica da marca francesa.
Apesar de a camuflagem esconder a dianteira e a traseira, sabemos que as mudanças ficarão muito próximas das já reveladas pela versão vendida em países como África do Sul e Emirados Árabes. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2020.
Como é de costume no Duster, Sandero e Logan feitos em solo brasileiro, a grade frontal é o que difere dos modelos vendidos lá fora pela romena Dacia, braço de carros populares da Renault.
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Enquanto que no mercado externo ela exibe gomos em toda a extensão, por aqui as barras horizontais são lisas com o losango da Renault destacado ao centro.
O Duster virá com a atual identidade da fabricante francesa. Os faróis mantém o desenho das lentes, porém com um rearranjo dos elementos internos e uma amplitude maior para dar sensação de mais largura ao carro. Os faróis incorporam a luz diurna em led em formato de 'C', como já veremos no Sandero reestilizado.
O capô fica mais arredondado e ganha vincos marcantes. Já os para-choques redesenhados transmitem um ar ainda mais robusto ao utilitário.
A traseira estreia novas lanternas em formato quadrado, que invadem o porta-malas, e lentes com recorte em ‘X’, que lembram as do Jeep Renegade.
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A plataforma não mudará, será a mesma B0 também presente do Sandero. Só que na Europa houve um ligeiro aumento de 0,5 cm no comprimento e 1 cm na altura. O entre-eixos se manterá em 2,67 m. Ou seja, o novo Duster continuará sendo uma dos mais espaçosos da categoria.
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Por dentro, a renovação é bem mais perceptível. Novo design para painel de instrumentos, volante e saída de ventilação (retangulares em vez das atuais redondas).
O ar-condicionado vira digital e a central multimídia agora está posicionada mais acima. O acabamento contém ainda bastante plástico rígido, porém com uma evolução na aparência.
O pacote de mudança inclui a motorização. A onda turbo que invade o mercado brasileiro, especialmente no segmento de SUVs compactos, chegará ao Duster.
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O modelo virá sobrealimentado pelo propulsor 1.3 turboflex da família TCe, com quatro cilindros, injeção direta de combustível e associado ao câmbio automático do tipo CVT.
O motor foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. A potência ficará na casa dos 170 cv Bem na medida para substituir o veterano 2.0 aspirado, de 148 cv.
As imagens dos flagras foram feitas por Eduardo Skrock e cedidas à Gazeta do Povo pelo site Quatro Rodas.
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