A atualização do Renault Sandero estreia no fim de julho, mas as primeiras imagens de como vai ficar o hatch já circulam pela internet. Os flagras, feitos aparentemente na fábrica de São José dos Pinhais (PR), são da versão esportiva R.S. e mostram que a mudança mais marcante está na traseira.
As lanternas mudam de desenho, estão maiores, e passam a ser bipartidas, invadindo o porta-malas. Há quem enxergue uma inspiração clara nas lanternas do Fiat Argo, mas a marca parece ter buscado no estilo do Mégane europeu. Elas trazem lentes escurecidas no R.S., enquanto no restante da linha o tom é o vermelho.
As fotos vazadas na rede também mostram rodas exclusivas pretas diamantadas da versão topo do Sandero. Continuam com as pinças de freio vermelhas, além do escapamento com ponteira dupla.
Já o aerofólio adota o preto brilhante - no modelo atual é na cor da carroceria - e adesivos laterais que personalizam o carro com a inscrição Renault Sport, posicionados na base das portas traseiras.
Na frente, as novidades são menos chamativas. Nada muda no desenho dos faróis com máscara negra, grade e luz diurna em led - localizada na parte inferior do para-choque.
Um moldura plástica que mescla acabamento prata e preto brilhante delineia os traços do para-choques.
>> Renault terá novo ciclo de investimento para consolidar a quarta força no Brasil
Câmbio CVT no motor 1.6
Além do Sandero, o sedã Logan e hatch aventureiro Stepway exibirão o facelift em sua linha 2020. O interior dos carros também serão renovados, melhorando o visual e a qualidade do revestimento.
Os modelos vão incorporar equipamentos, como controle de estabilidade, hoje oferecido apenas na R.S. e airbags laterais.
Outra novidade é a inclusão da transmissão automática do tipo CVT na motorização 1.6, conjunto já usado por Duster e Captur.
O restante da linha virá com os mesmos propulsores: 1.0 SCe, de 82/79 cv, e o 1.6 SCe, de 120/118 cv. O 2.0, de 150 cv e 20,9 kgfm de torque, continua exclusivo do esportivo Sandero RS. O carro mais apimentado ainda possui uma suspensão com ajuste esportivo e molas mais rígidas.
A versão Stepway do hatch seguirá com o apelo aventureiro da suspensão elevada, caixas de roda e rack no teto. A expectativa é que esta configuração chegue ao Logan também, como já acontece no mercado da Rússia.
Além da atualização visual, os modelos 'civis' adotarão a nomenclatura já usada por Kwid e Captur. A versão de entrada Authentique passará a se chamar Life; a Zen entra no lugar da Expression; e a topo de linha será a Intense, em vez da Dynamique.
>> Renault reforça cara de SUV do Kwid com versão aventureira urbana Outsider
Duas linhas 2020
O lançamento das novidades no fim de julho ocorrerá poucos meses após a Renault lançar Sandero e Logan como linha 2020, sem a renovação visual e somente com a atualização na central multimídia - agora com conexão Apple Car Play e Android Auto. Ou seja, os modelos terão duas linhas 2020 neste ano.
Esse tipo de prática não é comum, mas acontece. A Ford fez isso com a reestilização da terceira geração do Focus, que estreou em agosto de 2015. À época, a marca concedeu 15% de desconto na troca do 'antigo' pelo novo. A Renault, por sua vez, baixou os preços de tabela dos compactos em até R$ 7,6 mil
A Volkswagen renovou a terceira geração de Gol e Voyage em julho de 2012, logo depois de colocar nas lojas a linha 2013 sem as alterações.
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião