Perguntas mais comuns sobre o bicombustível
Apesar dos carros bicombustíveis já representarem 80% dos veículos zero-quilômetro comercializados no país, grande parte dos motoristas ainda tem questionamentos sobre as vantagens desta tecnologia e os cuidados de manutenção.
Um dos questionamentos mais comuns surge no momento de escolher entre a gasolina ou o álcool para o abastecimento. Qual deles oferece maior rendimento com mais economia? O universitário curitibano Eduardo de Almeida Gonçalves, 19 anos, consulta uma tabela dada pela concessionária, mas admite que não saberia calcular sozinho a fórmula para chegar ao combustível mais vantajoso. "Sem a tabela não posso ter certeza do que vai ser melhor", diz o dono do Chevrolet Celta Flex 1.0. O motorista deve levar em consideração que sempre que o valor do álcool for superior a 70% do preço do litro da gasolina, não vale a pena abastecer somente com álcool, pois com este combustível a autonomia do veículo é cerca de 30% menor.
Para decidir, vale um rápido cálculo: o motorista deve multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o valor do litro de álcool for igual ou menor que o resultado da conta, vale a pena abastecer com o combustível derivado da cana-de-açúcar. Caso o litro do álcool seja maior que o valor da conta, compensa abastecer com gasolina.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Quase 40 senadores são a favor do impeachment de Moraes, diz Flávio Bolsonaro
BR-266: estrutura que sobrou da ponte entre Maranhão e Tocantins é demolida por implosão
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião