Feira alemã - Outros carros também virão para o Brasil
Além da nova geração do Focus, outros carros presentes na mostra automotiva alemã também estarão rodando em breve em nossas ruas, como é o caso dos BMW Série 1 Coupe e a nova geração do M3, Audi A4 e o Peugeot 308. Outro modelo da Ford, o protótipo Verve, que dará origem ao novo Fiesta europeu também deve ser feito no Brasil.
E o Renault Sandero, feito na mesma plataforma do Logan, já estará sendo vendido em dezembro. O hatch compacto de quatro portas, fabricado em Sâo José dos Pinhais, na Grande Curitiba, terá três opções de motorização bicombustível: as já conhecidas 1.0, com 77 cv de potência máxima quando abastecida com álcool, e 1,6 litro, com 112 cv, ambas 16 V Hi-Flex, além do novo propulsor 1.6 8V Hi-Torque bicombustível de 95 cv, inédito na gama Renault.
O Sandero embora tenha sido apresentado mundialmente pela Renault em Frankfurt, não está presente no estande da marca no salão, já que por enquanto o seu destino é apenas à América do Sul. Outra curiosidade é que o carro sendo lançado em dezembro deste ano no Brasil já poderá vir até mesmo como modelo 2009.
Frankfurt (Alemanha) A nova geração do Ford Focus, uma das atrações do evento alemão que termina hoje, começa a ser vendida na Europa ainda neste ano. E no Brasil só aparece no segundo semestre de 2008, já como modelo 2009, e produzido na fábrica argentina da Ford. No entanto, a atual versão do Focus vendido aqui, deve continuar em produção no país vizinho e comercializada por um preço mais baixo.
O novo Focus deve manter no Brasil o atual 1.6 flexível de 102 cv e o 2.0 a gasolina de 143 cv. Entre seus principais concorrentes aparecem as versões top de linha do Peugeot 307 e do Vectra GT. As principais mudanças do desenho do carro estão na frente. Inspirada no conceito Iosis, de 2005, traz uma enorme entrada de ar no pára-choque e lanternas mais espichadas que lembra a do novo Mondeo, que também segue a linha de design batizada pela montadora de Kinetic. Esta linha também está presente nas rodas proeminentes e vincos pronunciados que percorrem todo o carro. Ele é equipado com faróis HID bixenon e faróis direcionais AFS e os repetidores de seta, por sua vez, foram colocados nos retrovisores externos.
Comparada ao carro vendido no Brasil, a traseira é bem diferente. As lanternas são mais finas e o vidro traseiro, maior. O modelo tem spoiler superior traseiro na cor da carroceria e opcional de tecnologia LED nas luzes traseiras. No interior o desenho foi aprimorado para facilitar a leitura por parte do condutor, tanto no comando do equipamento de som quanto do sistema de ar-condicionado. Além de novo padrão nos tecidos, também chama a atenção as saídas de ar, que agora são ovais.
Família
A produção do Focus europeu tem início em novembro em três versões: três portas, cinco portas e station wagon. No início de 2008 a família também ganha a versão Coupé-Cabriolet e o esportivo Focus ST, topo de linha, ambos com quatro portas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast