A Ford mudou o nome e o design da nova linha do Focus Sedan. A partir de agora, o três volumes derivado do hatch, passará a se chamar Fastback. A mudança na nomenclatura tem como alvo os baixos índices de licenciamento na concorrida categoria dos sedãs médios, dominada pelos tradicionais Toyota Corolla e Honda Civic.
Sob a premissa da esportividade, o Fastback quer conquistar os clientes que procuram por carros para toda a família, mas que querem fugir do rótulo de ‘tiozão’ que assombra o segmento. Para isso, a Ford atualizou o desenho do carro, que ganhou a mesma frente do hatch médio.
Tecnologias
O Focus Fastback é oferecido em quatro versões, entre R$ 82.690 (SE) e R$ 107.390 (Titanium Plus). Todas de série com rodas de 17” e desenhos exclusivos, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, faróis de neblina, sistema de entretenimento Sync com duas entradas USB, bluetooth e acesso a aplicativos de celular, além do sistema de ligação de emergência em casos de acidente.
O motor oferecido continua sendo o mesmo 2.0 Duratec flex, de 178 cv, associado ao câmbio automatizado sequencial Powershift de seis velocidades. Já as aletas para trocas atrás do volante encontram-se apenas a partir da configuração intermediária SE Plus.
O Ford Focus possui três anos de garantia, com direito a guincho, três diárias de carro reserva e assistência 24 horas. As primeiras 2.000 unidades vendidas terão as quatro primeiras revisões gratuitas para os 5.000 km (seis meses), 10.000 km (um ano), 20.000 km (dois anos) e 30.000 km (três anos).
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O Focus fica à frente da concorrência ao ser o único a ofertar o assistente de estacionamento autônomo para vagas paralelas e perpendiculares na versão topo de linha Titanium Plus. A ferramenta também está disponível na carroceria hatch.
Outra tecnologia é a frenagem autônoma, presente a partir da Titanium, por R$ 101.290, que é ativada quando o carro detecta a possibilidade de colisão frontal. Os freios são acionados automaticamente em velocidades de até 50 km/h.
Cara de Fusion
No console central e painel de instrumentos, o sedã teve poucas mudanças, sendo a mais perceptível delas os botões para acionamento do ar-condicionado.
Em vez do cromado, a Ford optou também pela infalível cor preta nos detalhes do painel central e do volante, assim como pelas amplas superfícies emborrachadas.
E não estranhe se, por fora, o design lhe parecer com o do Fusion. A ideia da marca é exatamente essa: associar o modelo a um produto mais requintado.
Versões e itens
Ford Focus Fastback linha 2017:
Focus Fastback SE
R$ 82.690
Direção elétrica, ar-condicionado, sensores de chuva e crepuscular, faróis de neblina, chave programável, espelho retrovisor eletrocrômico, freio a disco nas quatro rodas, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de conectividade SYNC com bluetooth, USB, comando de voz, appLink e assistência de emergência e rodas de liga leve de 17”.
Focus Fastback SE Plus
R$ 91.990
Acrescenta bancos em couro, ar de duas zonas, volante com paddle shift, quatro airbags, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.
Focus Fastback Titanium
R$ 101.290
Acrescenta seis airbags, chave com sensor de presença, botão de partida, sistema de conectividade com tela touch de 8” com GPS, leitor de cartão de memória e som Premium Sony com nove alto-falantes.
Focus Fastback Titanium Plus
R$ 107.390
Acrescenta sistemas de frenagem e estacionamento autônomos, faróis bixenônio, sensor de estacionamento dianteiro, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar.
Esportividade do sedã fica só no papel
Se a proposta da Ford é oferecer um carro mais esportivo, neste quesito o Focus Fastback fica para trás em comparação a alguns dos seus concorrentes. E a principal razão para isso se deve à combinação do motor 2.0 flex com a pouco esperta transmissão sequencial de seis velocidades.
Ao longo de um trajeto de cerca de 100 km sob o comando da versão Titanium Plus, o motor do sedã se saiu bem, é verdade, mas não correspondeu às expectativas criadas pela Ford. Em paralelo a concorrentes como o Volkswagen Jetta 2.0 TSI, por exemplo, o carro fica comendo poeira.
O interior é sóbrio e a ampla tela touch de 8” da central de entretenimento agrada pela facilidade de acesso aos comandos e pelo visual atrativo. Os bancos são confortáveis e o espaço para os ocupantes da frente e de trás é satisfatório.
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