Fabricado na Argentina, o hatch oferece vários itens de série e a marca estima que com o novo motor flex as suas vendas dobrem| Foto: Fotos: Divulgação/Ford

Desempenho

Motor cumpre bem seu papel

O novo propulsor da Ford não decepciona. O torque de 16,3 kgfm surge às 4.250 rpm, mas 80% da força já está disponível aos 1.500 giros. E o resultado não só aparece com as boas retomadas como também eliminou a necessidade de reduções frequentes de marchas.

O câmbio manual de cinco marchas, igual ao da versão 2.0, foi reescalonado. As três primeiras marchas foram encurtadas e as demais, alongadas. A suspensão passou por ajustes, pois o motor Sigma é mais leve do que o Duratec. Pelas informações da engenharia da Ford, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos com álcool e 13,3 segundos com gasolina e atinge a velocidade máxima de 189 km/h (a) e 183 km/h (g).

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Primeiro motor flexível do novo Focus deixa boas impressões e reduz o preço da versão de entrada
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A nova geração do Ford Focus, lan­­­­çada em setembro de 2008 no Brasil, finalmente ganhou motor flex. A partir de meados de janeiro, o carro fabricado em Pacheco, na Gran­­de Buenos Aires, passa a usar o novo motor flex 1.6 litro Sigma, de quatro cilindros em linha, 16 válvulas e 109/115 cv de potência com gasolina/álcool – desenvolvido para substituir o conhecido 1.6 8V Zetec Rocam.

As versões do hatch e sedã permanecem as mesmas. No caso do hatch, a GL parte de R$ 49.990 e a GLX de R$ 51.400. Todos os modelos oferecem de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos na dianteira, computador de bordo, air bag duplo, ajuste de altura dos faróis, volante revestido em couro, CD player MP3 e rodas de liga leve de 16". O modelo mais completo (GLX), com freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC), sai por R$ 52.400.

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O Focus na configuração sedã es­­treia junto com o hatch e será ofe­­recido apenas na versão GLX, com preço único de R$ 54.400. Ofe­­rece todos os itens do hatch e mais freios ABS. A nova linha de propulsores fica no lugar da Zetec Rocam 1.6, que continua sendo oferecido nos modelos Ka, Fiesta, EcoSport e Courier.

Investimentos

A Ford também aproveitou o lançamento do motor 1.6 da família Sigma no Focus para confirmar a chegada, em breve, do bloco 2.0 litros Duratec flex. O propulsor maior, movido apenas a gasolina, já está em fase de testes com a tecnologia flex e deve chegar ao mercado no final do primeiro trimestre de 2010. A montadora reiterou ainda o investimento de R$ 4 bilhões para o período entre 2011 e 2015.

O presidente da Ford, Marcos de Oliveira, afirmou que R$ 1,2 bilhão do montante será aplicado na planta de Taubaté, para en­­tregar 400 mil motores/ano da fa­­­mília Sigma – que custou R$ 600 milhões. O bloco será oferecido no mercado interno e exportado para países do Mercosul e para o México. O executivo disse ainda que cerca de R$ 2,4 bilhões serão destinados à fábrica de Camaçari, na Bahia –para a montagem da nova geração do Fiesta, prevista para estrear no Brasil em 2011.

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O jornalista viajou a convite da Ford.