Quem um dia já dirigiu um carro com câmbio automático dificilmente se contentará a voltar para um modelo com transmissão manual. E não é preciso uma pesquisa para constatar isso. Basta experimentar uma vez dispensar o pedal de embreagem para perceber que ele não fará falta.
A comodidade de sair de um cruzamento ou de um semáforo sem mexer na alavanca do câmbio ou então de encarar um congestionamento apenas se preocupando em acelerar e frear já conquistou o consumidor brasileiro.
LEIA MAIS: Confira os 10 carros preferidos dos ladrões
Segundo as fabricantes de veículos, até 2020 mais da metade da frota nacional sairá de fábrica sem o pedal da esquerda. De uns tempos para cá o dispositivo deixou de ser um item de luxo para figurar também em carros mais acessíveis, assim como ocorreu com a direção hidráulica, os vidros elétricos e o ar-condicionado.
A turma do ‘sem embreagem’ foi reforçada no ano passado com o Toyota Etios automático e o Nissan March e Versa CVT.
Com a procura cada vez maior, a Gazeta do Povo listou os modelos com esse tipo de câmbio mais baratos à venda no Brasil.
LEIA MAIS: Saiba quais os carros lanterninhas em vendas no Brasil em 2017
Deixamos de fora as opções automatizadas Dualogic Plus (Fiat), i-Motion (Volkswagen) e Easy’R (Renault), que contam com uma embreagem robotizada, apesar de não existir o pedal. Tal tecnologia ainda não é tão confortável no uso diário, mesmo oferecendo preços mais convidativos.
A Fiat até conseguiu resolver o irritante problema dos soluços dos modelos automatizados com o lançamento Mobi 1.0 Drive GSR, contudo também ficou de fora.
Já os automatizados de dupla embreagem, embora melhores, estão disponíveis em carros cujos preços são mais elevados.
1.º TOYOTA ETIOS X
R$ 50.990
Motor: 1.3, de 98 cv.
Câmbio: automático de 4 marchas.
Cidade:8,2/ 11,8 km/l. Estrada: 9,2/ 13,3 km/l (etanol/ gasolina)
Principais itens: direção elétrica; ar-condicionado; trio elétrico; painel digital; Isofix; chave com telecomando; computador de bordo, ar-condicionado; alarme de portas abertas e faróis acesos; cinto traseiro laterais e central de três pontos; e descansa braços no assento do motorista.
2.º KIA PICANTO
R$ 51.990
Motor: 1.0, de 80 cv.
Câmbio: automático de 4 marchas.
Cidade: 8,0/ 10,6 km/l. Estrada: 8,9/ 12,1 km/l (e/g).
Principais itens: direção elétrica; ar-condicionado; volante multifuncional em couro; sistema de som com USB/AUX/bluetooth; chave canivete com telecomando; luz diurna; rodas de liga leve aro 14; cintro traseiro de três pontos; e Isofix.
3.º TOYOTA ETIOS SEDÃ X
R$ 55.690
Motor: 1.5 cv, de 107 cv.
Câmbio: automático de 4 marchas.
Cidade: 8,3/ 12,2 km/l. Estrada: 10,4/ 14,9 km/l (e/g).
Principais itens: direção elétrica; ar-condicionado; trio elétrico; painel digital; Isofix; chave com telecomando; computador de bordo, ar-condicionado; alarme de portas abertas e faróis acesos; cinto traseiro laterais e central de três pontos; e descansa braços no assento do motorista.
4.º NISSAN MARCH SV
R$ 55.790
Motor: 1.6, de 111 cv.
Câmbio: CVT.
Cidade: 7,8/ 11,7 km/l. Estrada: 9,8/ 14,5 km/l (e/g).
Principais itens: direção elétrica; ar-condicionado; farol de neblina; rodas de liga aro 15; volante multifuncional; trio elétrico; computador de bordo; alarme de faróis acesos; chave com telecomando; e som com CD/ AUX/ bluetooth.
5.º CHEVROLET ONIX LT
R$ 55.890
Motor: 1.4, de 106 cv.
Câmbio: automático de 6 marchas.
Cidade: 7,9/ 11,7 km/l. Estrada: 9,6/ 13,9 km/l (e/g).
Principais itens: direção elétrica; ar-condicionado; monitoramento de pressão de pneus; trio elétrico; volante multifuncional; chave com telecomando; multimídia MyLink com tela de 7” com espelhamento para smartphones Android Auto e Apple CarPlay; som com USB/ AUX/ bluetooth; tecnologia OnStar; sensor de ré; e piloto automático.
6.º HYUNDAI HB20 COMFORT PLUS
R$ 56.880
Motor: 1.6, de 128 cv.
Câmbio: automático de 6 marchas.
Cidade: 7,1/ 9,9 km/l. Estrada: 9,4/ 12,5 km/l.
Principais itens: direção hidráulica; ar-condicionado; sistema multimídia; trio elétrico; Isofix (para fixação da cadeira infantil); som com USB/AUX/bluetooth; volante multifuncional; computador de bordo; chave com telecomando; e descansa braço do motorista.
7.º NISSAN VERSA SV
R$ 58.840
Motor: 1.6, de 111 cv.
Câmbio: CVT.
Cidade: 7,8/ 11,6 km/l. Estrada: 10,0/ 14,1 km/l (e/g).
Principais itens: direção elétrica; ar-condicionado; rodas de liga aro 15; volante multifuncional, trio elétrico; e som com CD/ AUX/ bluetooth.
8º CITROËN C3 TENDANCE
R$ 60.090
Motor: 1.6, de 122 cv.
Câmbio: automático de 4 marchas.
Cidade: 7,9/ 11,0 km/l. Estrada: 8,8/ 12,6 km/l (e/g).
Principais itens: direção elétrica; luz diurna em led; para-brisa panorâmico; paddle shift; rodas de liga aro 15”; som com USB/ AUX/ bluetooth; e sensor de ré.
9.º CHEVROLET PRISMA LT
R$ 60.190
Motor: 1.4, de 106 cv.
Câmbio: automático de 6 marchas.
Cidade: 8,1/ 11,9 km/l. Estrada: 10,2/ 14,7 km/l (e/g).
Principais itens: direção elétrica; ar-condicionado; monitoramento de pressão de pneus; trio elétrico; volante multifuncional; multimídia MyLink com tela de 7” com espelhamento para smartphones Android Auto e Apple CarPlay; som com USB/ AUX/ bluetooth; tecnologia OnStar; sensor de ré; e piloto automático.
10º HYUNDAI HB20S COMFORT PLUS
R$ 61.115
Motor: 1.6, de 128 cv.
Câmbio: automático de 6 marchas.
Cidade: não divulgado. Estrada: não divulgado.
Principais itens: direção hidráulica; ar-condicionado; sistema multimídia; Isofix (para fixação da cadeira infantil); chave com telecomando; computador de bordo; som com USB/AUX/bluetooth; volante multifuncional; trio elétrico; e descanso de braço para o motorista.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast