Mostra brasileira realizada em Curitiba reuniu jipes e caminhões do Exército e Bombeiros. O rico acervo pertence a colecionadores especializados em viaturas e particulares. O evento é incentivado pela "confraria de preservadores de viaturas militares os Indestrutíveis".
O 1.º Encontro Brasileiro de Viaturas Militares Antigas, encerrado domingo último no estacionamento do Parque Barigui, foi considerado um sucesso de público pelos organizadores. Entre os destaques da mostra, que contou com veículos do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, os visitantes puderam apreciar o Jeep MB, 1944, do brasileiro João Barone, que participou recentemente das comemorações dos 60 anos do desembarque dos aliados na Normandia (França), durante a 2.ª Guerra Mundial.
O Ford anfíbio G.P.A. (G- Governmente, P- Distância entreeixos, A- Amphibian), de 1942, também atraía os visitantes. Pertencente ao colecionador Luiz Gil Leão, o veículo teve apenas 12.788 unidades produzidas pelo Exército. Coube a Ford adaptar o seu Jeep para operações de desembarque. O Projeto M8 Octupus é um caminhão apropriado para resgate. Fabricado no Brasil é equipado com motor 6 cilindros a diesel e com tração 8X8. O colecionador carioca José Delatone conseguiu deixar em estado de zero-quilômetro o seu Jeep Ford 1969. Blindado e com motor de 80 HP, o carro ficou conhecido pelos soldados que lutaram no Vietnã como "Patinha" devido ao seu comportamento ao atravessar os rios. Também estava presente na mostra um Dodge WC 52, 1942. Conhecido por "Pata Choca", utiliza motor de 76 HP e tração 4X4.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião