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Ponte estreita: Na visão de Felipe Zanol, o mais recomendado seria rodar com a moto onde está a marca do pneu do carro. Mas se você perceber que é possível passar pelo meio, essa é a melhor escolha, conta o piloto mineiro, dizendo que toda vez que você encontrar uma ponte estreita, reduza a velocidade e alinhe a moto antes de passar por ela, porque o piso normalmente é mais escorregadio. Se você deixar para corrigir uma trajetória em cima da ponte, a moto pode te jogar para fora, explica Zanol| Foto: Divulgação/Renato Durães
Trechos alagados: No caso de uma poça dágua ou rio com pouca profundidade, o motociclista aventureiro precisa apenas tomar cuidado para não aquaplanar, dosando o acelerador, com calma. Agora se o caminho tiver muitas pedras e escorregadio, é indicado passar ao lado da moto.
De pé: O terreno irregular tira o piloto de sua zona de conforto, e isso pode exigir uma pilotagem mais agressiva. No caminho o moto-aventureiro encontra pedras soltas, pisos irregulares e troncos.
Na terra: Pequenos ajustes podem melhorar a pilotagem em trechos de terra.
Frenagem: A técnica de dosar os freios dianteiros e traseiros é parecida com a utilizada no asfalto, mas na terra a atenção deve ser redobrada.
Levantando a moto: Agora se o tombo foi inevitável, tenha calma. A maneira mais eficiente de erguer a moto é mais simples do que se imagina. O certo é levantar pelo guidão mesmo, fazendo uma alavanca com o corpo para ficar mais leve. Antes disso é preciso verificar a condição da motocicleta. É normal
Sobre pedras: Subir e descer pedras também exige muito cuidado com a aceleração e embreagem, mas o piloto precisa levar em consideração que o piso pode estar escorregadio. A dica é ir devagar, com o pé próximo ao chão, sem deixar a moto embalar ou arrancar principalmente quando for necessário superar trechos com pedras irregulares.
Subidas íngremes: O segredo é ter muito controle sobre o acelerador e
Na lama: Com piso escorregadio e com lama, a primeira providência é baixar a libragem dos pneus. Assim a moto estará mais equilibrada e oferecerá maior tração. Para pilotar a moto na lama o corpo do motociclista deve estar relaxando. Nunca faça acelerações ou frenagens bruscas
Declives de terra: Utilize sempre o freio-motor.
Um passeio de moto por regiões íngremes é um bom programa para quem tem espírito aventureiro e está disposto a explorar sua bigtrail. Encarar trechos alagados, com lama e com pedras soltas requer habilidade, mesmo com uma moto feita para transpor obstáculos em qualquer tipo de terreno. A Agência Infomoto convocou o mineiro Felipe Zanol, melhor piloto sulamericano na última edição do Rally Dakar 2012, para dar algumas dicas importantes. "São detalhes que podem fazer a diferença na hora do sufoco", explica Zanol. Para esta aula de pilotagem off-road, o piloto rodou com a Honda XL700V Transalp pela região do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
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