A Ford apresentou nesta semana, em São Paulo, a versão conceito do Ka Concept 4 portas, que será a base para o novo sedã da montadora no Brasil. Assim como a versão compacta do Ka, apresentada em novembro de 2013, o novo sedã também foi todo elaborado pela equipe do Centro de Engenharia e Design de Camaçari, na Bahia, para ser vendido como um carro global, principalmente nos mercados emergentes. O veículo deverá ser lançado no mercado brasileiro ainda neste ano, provavelmente no segundo semestre. Os preços ainda não foram divulgados.
A primeira mudança foi no nome. Ao invés de apenas "Ka", na apresentação, a Ford se referiu ao sedã como Ka Concept 4 portas. A produção do antigo "Kazinho" foi encerrada no fim do ano passado.
Embora o carro apresentado em São Paulo tenha sido apenas um protótipo feito de fibra, sem interior, o novo sedan incorpora elementos modernos que afirmam a identidade visual da marca, como a grade dianteira trapezoidal, os faróis alongados, os para-brisas inclinados e as linhas fluídas. O interior ainda não foi revelado. O carro contará ainda com o sistema "My Ford Doc", que permite carregar e usar gadgets eletrônicos a bordo do veículo.
Com o lançamento do Ka hatch e da inédita versão sedã, a Ford espera aumentar a participação no segmento de compactos no mercado brasileiro, que, segundo a marca, representam 60% do volume total de vendas. Segundo a montadora, a nova geração do Ka vai se destacar pela beleza aliada ao preço acessível, à economia de combustível e ampla oferta de tecnologia. O lançamento da dupla marca a completa renovação do portfólio da marca no país, ciclo que teve início em 2012 com o lançamento do Ecosport.
Global
A apresentação do modelo também foi feita na Índia, onde ele será vendido como Figo (nome que o Fiesta Rocam usa por lá). Ainda assim, o Ka Sedan não é exatamente igual ao indiano. As medidas, por exemplo, são outras. O modelo brasileiro é 25 centímetros mais cumprido que o Figo.
O projeto do sedã utiliza a mesma plataforma do New Fiesta, e segue de perto a estrutura do novo Ka Hatch, lançado no ano passado. O principal trabalho da Ford foi trabalhar uma valorização do espaço a partir da terceira coluna, a fim de oferecer um porta-malas que consiga enfrentar as atuais opções de entrada do mercado. A capacidade de carga, porém, ainda não foi revelada pela marca.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião