A Ford já baixou o preço do Ecosport em quase R$ 11 mil neste ano para tentar mudar o panorama de vendas do carro. O pioneiro no segmento de SUVs compactos e ex-campeão de emplacamentos há tempos não consegue acompanhar o desempenho nas lojas da turma que lidera o segmento (veja mais abaixo).
A saída encontrada pela marca foi recorrer à velha fórmula de reduzir o valor do carro para atrair o cliente. No site da montadora, as versões do utilitário aparecem com redução na tabela de agosto de até R$ 7,9 mil.
Curiosamente, a Titanium está com um valor inferior ao desconto que já vinha sendo praticado nas concessionárias para alavancar as vendas, na faixa de R$ 95 mil. Além disso, adotou o sobrenome "Plus".
A Titanium 1.5 AT foi lançada em fevereiro deste ano com a etiqueta de R$ 103.890, ou seja, de lá para cá a queda no preço foi R$ 10,9 mil. A versão tem como destaque a ausência do controverso estepe pendurado do lado de fora da tampa do porta-malas.
É a única da linha a trocar esse recurso por pneu com tecnologia run flat, que permite rodar até 80 quilômetros caso o pneu perca totalmente a pressão, devido a um furo, por exemplo. Há ainda um kit de reparo que aumenta essa distância para até 200 km.
A novidade fez sumir o pneu reserva. E isso parece que tem deixado o comprador ressabiado na hora da escolha. A configuração com a traseira "limpa" responde por menos de 10% das vendas do EcoSport, sendo a menos comercializada do modelo, segundo dados da consultoria Jato Dynamics.
Fica atrás, inclusive, da antiga Titanium 2.0, que deu lugar justamente para a Titanium 1.5 run flat e ainda é encontrada devido aos estoques residuais. Também perde na procura para a SE Direct 1.5, voltada para o público PCD e com produção limitada.
Outra versão que teve uma forte redução desde o lançamento é a reestilizada Freestyle. Quando chegou às lojas em abril custava R$ 87.290 (manual) e R$ 91.890 (automático), uma diferença de R$ 9,3 mil comparado à tabela de agosto.
Distante dos líderes
Mesmo com a reestilização feita em 2017, que deixou o Ecosport mais sofisticado e estreou o primeiro motor 1.5 de três cilindros no país, a procura ainda está bem aquém em relação aos líderes da categoria.
O Ford comercializou perto de 18 mil unidades de janeiro a julho de 2019, deixando-o na quinta posição do ranking dos compactos. No mês passado, ele foi o sétimo (2.530 unidades), ficando atrás de Volkswagen T-Cross (3.151) e Renault Captur (2.680).
Na linha de frente em julho ficaram Jeep Renegade (5.790), Hyundai Creta (5.307) e Nissan Kicks (5.299).
SUVs compactos - vendas
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