Avaliação
Economia é o forte do modelo
Embora a Ford tenha apresentado mudanças interessantes na suspensão para aprimorar a absorção dos impactos e o nível de ruído, não houve modificações substanciais na dirigibilidade, que mantém boa porção da característica prazerosa de parecer que se está pilotando um kart marca registrada do modelo desde sempre.
Embora tenha uma boa agilidade, não espere dele um desempenho brilhante o 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 16,2 segundos com gasolina e em 14,8 segundos com etanol, combustível que faz a máxima chegar a 162 km/h , mas sim uma bela economia 10,2 km/l de etanol e 15,2 km/l com gasolina. O tanque tem 45 litros.
São Paulo - A linha 2012 do Ford Ka chega às concessionárias no início de agosto trazendo leves mudanças visuais e melhorias no acabamento interno. Também mudaram os catálogos e os preços. A tabela do subcompacto, com motor 1.0 flexível de 73 cavalos, partirá de R$ 24.500 são R$ 920 a menos que a atual. O carro, que continua apenas com duas portas, também ganhou a nova opção Sport, com visual mais arrojado, motor 1.6 e preços que partem de R$ 35,9 mil.
A principal mudança do Ka está na dianteira, que ficou mais parecida com a do Fiesta produzido na fábrica de Camaçari (BA). O destaque é a grande entrada de ar e faróis com máscara negra. Os retrovisores também ganharam setas integradas e, atrás, a alteração mais notável foi feita nas lanternas, que têm novas molduras internas e cobertura das lentes na cor cinza. Por dentro, a novidade é que a iluminação do painel, que antes era verde, passou a ser branca. Os instrumentos também têm novo grafismo e há porta-copos entre os bancos.
Equipamentos
Todas as versões do Ka 2012 trazem alerta de manutenção programada por tempo ou quilometragem, chave única para ignição e abastecimento (uma necessidade do consumidor detectada em clínicas), conta-giros, relógio digital no painel, desligamento automático dos faróis e lanternas, console central com porta-objetos, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível, entre outros itens.
Na versão Fly (R$ 26.590) vem travas e vidros elétricos e direção hidráulica como opcional. A Pulse (R$ 29.590) traz de série com o kit Class (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos) e opcionalmente rodas de liga leve, som MyConnection e air bags.
Entre os compactos de três portas, o Ford Ka é líder do segmento, com 30% de participação. O modelo também responde por 19% das vendas da marca no Brasil.
Versão Sport é rápida e espertinha
A principal novidade da reestilização é a chegada da versão Sport, que além das faixas esportivas, possui spoiler dianteiro, saias laterais e aerofólio, além de rodas de liga leve de 15 polegadas. À exemplo do Uno Sporting, a Ford também preparou uma cor laranja exclusiva para o Ka Sport, que contrasta com as faixas em preto fosco. Estas faixas, de acordo com a marca, fazem homenagem ao clássico esportivo Mustang.
Internamente, as diferenças do Sport para as demais versões são pequenas. O grafismo do painel é diferenciado e os bancos têm uma pegada mais esportiva estilo "concha" e o logotipo Sport bordado nos encostos dianteiros. "A preocupação era dar apenas uma roupagem mais esportiva ao Ka. E acho que conseguimos", avalia João Marcos Ramos, chefe de designer da Ford.
Além do desenho, o motor é outra atração do Ka. O bloco 1.6 de 107 cavalos de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 15,2 kgfm a 4.250 rpm torna a condução divertida, já que a relação peso potência é de 9 kg/cv. Assim, o hatch da Ford manteve seu estilo kart de condução. A velocidade máxima é de 181 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 11,2 segundos. O consumo é de 9,8 km/l (álcool) e 13,8 km/l (gasolina), segundo dados da montadora.
O jornalista viajou a convite da Ford
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