Terceiro carro mais vendido no Brasil, o Ford Ka entrará na linha 2019 com uma novidade: a versão FreeStyle, que substitui a Trail como a proposta aventureira urbana do modelo.
Ela ocupará o topo de linha do carro, com preços variando de R$ 63.490 a R$ 67.990. A pré-venda começa nesta segunda-feira (28) - é a única versão 2019 do Ka, por enquanto.
A FreeStyle traz para o Ka o motor 1.5 Ti-VCT, de 3 cilindros, o mesmo do EcoSport de 136/ 128 cv e 16,1/ 15,6 kgfm de torque (etanol/ gasolina). Os números são bem superiores ao atual 1.5 Sigma, de 4 cilindros, de 111 cv e 14,9 kgfm.
>> Chevrolet Onix 2019 chega mais equipado para seguir líder; veja os preços
A novidade também estreia no Ka o câmbio automático, também emprestado do SUV compacto, formado por seis velocidades, porém com relações mais longas que no Eco para priorizar o consumo sem comprometer o desempenho.
A caixa que dispensa a embreagem mantém os recursos presentes no utilitário: modo esportivo (posição S) e a possibilidade de trocas manuais - no Ka somente por botões na alavanca, enquanto que no Eco é por borboletas atrás do volante. A versão ainda conta com a nova caixa manual MX65, de cinco posições.
A Ford também mexeu na suspensão, direção e acústica do Ka aventureiro, comparado as demais versões do carro. A altura livre do solo subiu 2 cm, indo para 19 cm e houve uma nova calibração de molas e amortecedores para absorver melhor os impactos em pisos irregulares.
>> Motorista abastece carro com álcool doméstico e vídeo viraliza. Mas isso funciona?
Já a direção elétrica foi ajustada para deixar a condução mais segura em velocidades maiores e nas curvas. Por sua vez, o controle de estabilidade passou a atuar não somente nas perda de aderência das rodas, mas também ao detectar uma inclinação acentuada numa curva.
Mudança sutil no visual
Em termos visuais, o Ka FreeStyle exibe algumas particularidades no para-choques, que foi redesenhado e ganhou um recorte em ‘C’ na extremidades que abriga os faróis auxiliares, e na grade, com o símbolo da Ford ao centro dela e não mais acima.
No interior, a mudança que mais chama a atenção é na parte central do painel, que agora abriga o sistema multimídia Sync 3, com tela tátil de 6,5” e estilo ‘flutuante’. O sistema possui comando por voz, câmera de ré, conexões Android Auto e Apple CarPlay, além de duas entradas USB no console central para recarga de celular.
>> Para doer no bolso! Dirigir sem CNH pode resultar em multa cinco vezes maior
A parte superior do painel é pintada na cor marrom e os bancos mesclam couro e tecido, também com detalhes marrom. Desenho do quadro de instrumentos, painel e laterais da portas não foi modificado.
O Ka recebeu reforço adicional na coluna B (entre as portas), teto e assoalho e aplicados aços de alta resistência nos pilares e de modo a melhorar a segurança do veículo - que chegou a receber nota zero no teste de colisão do Latin NCap. A versão também oferece airbags laterais e de cortina (somando 6 bolsas).
O Ka FreeStyle brigará com Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X. Para ajudar na pré-venda, a Ford oferece as três primeiras revisões gratuitamente e financiamento em 24 vezes sem juros, além de um bônus de R$ 2 mil no carro usado na troca.
Modelo | Motor/ câmbio | Preço |
Ford Ka FreeStyle | 1.5, de 136/ 128 cv e 16,1/ 15,6 kgfm manual de 5M e automático de 6M | R$ 63.490 (manual) R$ 67.990 (automático) |
Chevrolet Onix Activ | 1.4, de 106/ 98 cv e 13,9 e 13,0 kgfm manual de 6M e automático de 6M | R$ 62.490 (manual) R$ 67.890 (automático) |
Hyundai HB20X | 1.6, de 128/ 122 cv e 16,5 e 16,0 manual de 6M e automático de 6M | R$ 63.100 (manual) R$ 67.600 (automático) |
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião