A Ford apresentou oficialmente nesta terça-feira (25) o novo EcoSport para o mercado brasileiro. O modelo ganhou uma atualização para voltar a ser competitivo no segmento de SUV/ crossovers compactos.
A principal novidade é o inédito motor 1.5 Dragon, que faz do carro o primeiro da categoria com opção 3-cilindros. A linha estará disponível nas concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto a preços que variam de R$ 73.990 a R$ 93.990 (confira todas as versões).
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O EcoSport também passou por um renovação visual e de conteúdo, já revelada no fim do ano passado no mercado externo, com a distinção de ainda trazer o estepe fixado na tampa do porta-malas, o que não ocorre em mercados da Europa, EUA e Ásia.
Segundo a Ford, o pneu sobressalente foi mantido atendendo a uma pesquisa com consumidores que gostam da opção no EcoSport.
A reestilização do ‘suvinho’ é uma tentativa da Ford para fazer frente à avalanche de rivais, como Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e Nissan Kicks. Além de modernizarem o segmento, os concorrentes deixaram o Eco longe do topo do ranking, lugar que um dia chegou a ocupar por 10 anos.
Motor mais potente
A motorização 1.5 rende até 137 cv e 16,2 kgfm (no etanol) ou 27 cv a mais do que o 1.5 Sigma, de 4 cilindros, presente também Ka, e 7 cv superior ao 1.6 Sigma, que foi aposentado. É o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado: 91,5 cv por litro
Virá associada ao câmbio manual de 5 velocidade ou ao novo automático de seis marchas, que substitui o polêmico PowerShift - este automatizado e de dupla embreagem, que, por ora, continuará no Fiesta e no Focus.
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Por enquanto o 3-clindros virá importado da Índia, mercado que o Ford faz bastante sucesso, mas a nacionalização será questão de tempo. A caixa automática de 6 posições também vem de fora, da China, contudo, não tem previsão de ser feita por aqui.
Já o propulsor 2.0 DirectFlex com injeção direta, de 178 cv e 22,5 kgfm, esta acoplado apenas à transmissão automática de 6 marchas. Ele é 15% mais forte comparado ao 2.0 anterior.
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E nada do 1.0 turbo, que chegou a ser ventilado como uma outra opção para o modelo - é o mesmo que já é usado pelo Fiesta no Brasil. O propulsor sobrealimentado fica restrito ao Ecosport nos EUA.
Consumo | Cidade (etanol/gasolina) | Estrada (km/l |
1.5 flex manual | 8,3/ 11,6 km/l | 9,0/ 13,1 km/l |
1.5 flex automática | 7,1/ 10,4 km/l | 8,9/ 12,8 km/l |
2.0 flex automática | 6,1/ 8,8 km/l | 8,3/ 12,0 km/l |
Salto de qualidade
O EcoSport passa pela primeira alteração desde 2012, quando mudou para a segunda geração e tornou-se um produto global.
Os faróis estão menos afilados que o atual e a grade incorporou um revestimento cromado. As luzes de neblina cresceram, com nova moldura, e agora seguem o movimento do volante nas curvas. O para-choque dianteiro também foi redesenhado. Na traseira, sem mudanças.
O interior deu um salto de modernidade, para acompanhar as evoluções trazidas por representantes mais novos do segmento.
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Há um novo desenho da cabine, na qual se destaca a tela da central multimídia Sync 3 fixada ao centro do painel, tal qual se vê em modelos da Mercedes-Benz – finalmente aposentaram aquela telinha azul do SYNC 1, ao menos do EcoSport – só falta agora o Ka.
O quadro de instrumentos acompanhou a atualização e agora segue o padrão visto no Focus, que também emprestou outros elementos ao novo EcoSport, como volante e botões dos faróis e janelas.
Outra novidade é a opção de revestimento de couro claro no interior, além do inédito teto solar, partida por botão, sistema de som com tela central 'flutuante' de oito polegadas e espelhamento de smartphones com as interfaces Android Auto e Apple Carplay.
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O computador de bordo traz tela colorida, que inclui informações de pressão dos pneus, o volante é multifuncional e o ar-condicionado passa a ser digital. Haverá ainda a opção de som 'premium' da Sony, com nove alto-falantes.
Há ainda sete airbags em todas as versões (frontais, laterais, de cortina, laterais e de joelho para o motorista).
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O EcoSport continuará a sair da fábrica de Camaçari (BA) para o mercado sul-americano, com o Brasil sendo o primeiro país a vender a linha reestilizada. Em outubro, o modelo estreia no EUA e a partir de 2018 no mercado asiático.
O crossover será produzido também na China, Índia, Romênia e Rússia.
Preços e conteúdo das versões:
SE 1.5 – R$ 73.990
Direção elétrica; sete airbags; ar-condicionado; controles de tração e estabilidade; central multimídia de 6,5 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay; sensores de ré e pressão dos pneus; e rodas de liga leve aro 15.
SE 1.5 automática – R$ 78.990
+ câmbio automático de 6 marchas com borboletas no volante para a troca de marcha e controle de velocidade de cruzeiro.
FreeStyle 1.5 – R$ 81.490
+ central multimídia de 8 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay; computador de bordo com tela colorida; ar-condicionado digital; luzes diurnas em led; rodas de liga leve aro 16; câmera de ré; e bancos de couro e tecido.
FreeStyle 1.5 automática – R$ 86.490
+ câmbio automático de 6 marchas com borboletas no volante para a troca de marcha.
Titanium 2.0 automática – R$ 93.990
+ rodas aro 17; sistema de monitoramento de ponto cego; alerta de tráfego cruzado; bancos de couro; teto solar elétrico; faróis de xenônio; sensores de luz e chuva; retrovisor interno anti-ofuscante; conjunto de som Sony Premium com 9 alto-falantes; e sistema de partida sem chave.
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