A Ford apresentou nesta sexta-feira (5) o novo motor 1.5 Flex Dragon 3-cilindros, que fará sua estreia no reestilizado EcoSport a ser lançado em breve, e depois migrará para outros modelos da marca.
O propulsor é primeiro desta litragem a vir com a tecnologia tricilíndrica. Ele segue a tendência global conhecida como downsizing, no qual se diminui a cilindrada, porém há aumento da potência específica, refletindo no menor consumo de combustível e emissões de poluentes.
Com etanol, o novo motor flex da Ford rende 137,2 cavalos de potência e 16 kgfm de torque. Ou seja, 27 cv a mais que os atuais 1.5 16V Sigma, de 110 cv, usado no Ka, e 12 cv acima do 1.6 Sigma, de 125 cv, de Fiesta e EcoSport.
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Segundo a montadora, não há previsão, por enquanto, de aposentar o Sigma no Ka 1.5 e Fiesta 1.6, o que deve ocorrer numa segunda fase. Contudo, a montadora já adiantou que o 1.5 de 3-cilindros também terá uma versão com a tecnologia turbo, neste caso com a assinatura Ecoboost da Ford.
De construção moderna, o projeto traz bloco em alumínio, com redução no peso e no tamanho (10%) no tamanho em relação ao 4-cilindros. Ele apresenta a melhor potência específica do mercado, de 91,5 cv por litro, entre os naturalmente aspirados (sem turbo).
A Ford garante que o motor é bastante silencioso e com baixo nível de vibração e atrito, indo na contramão de outros 3-cilindros do mercado. O resultado foi obtido com a aplicação de um eixo balanceiro com mancal hidrodinâmico.
O projeto traz ainda coletor de escape integrado, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (TiVCT).
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No quesito consumo, há uma redução de 5% comparado ao propulsor 1.6, o que lhe confere a classificação A no programa de eficiência energética do Inmetro - os índices na cidade e na estrada não foram divulgados pela marca.
Embora use a mesma tecnologia que o 1 litro 3-cilindros, que equipa o Ka, a fabricante informa que eles não dividem nenhum componente, o que significa que o 1.5 Dragon é um projeto totalmente novo.
Os motores 3-cilindros viraram sinônimo de baixo consumo de combustível, aliado a uma performance mais instigante que os de 4-cilindros. A tecnologia está presente na maioria dos modelos de entrada.
Hoje os campeões de economia usam este tipo de propulsor na opção 1.0 litro, casos de VW up! e Fiat Mobi, e na 1.2, com o Peugeot 208 e Citroën C3. O toque é entregue em rotações menores, garantindo acelerações e retomadas mais vigorosas.
Com o novo 1.5 Dragon da Ford, essas condições deverão alcançar novos patamares, a conhecer quando o EcoSport 2018 estrear no mercadono segundo semestre - lembrando que a motorização 2.0 será a primeira a ganhar às ruas, provavelmente em junho.
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