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Picape é equipada com motor Duratec 2.5 flex, o mesmo usado pelo Ford Fusion de entrada | Divulgação
Picape é equipada com motor Duratec 2.5 flex, o mesmo usado pelo Ford Fusion de entrada| Foto: Divulgação

Opinião

Picapes na onda do agronegócios

O segmento de picapes médias vem apresentando o maior nível de crescimento na indústria brasileira. Atingiu 100% de aumento nas vendas nos últimos cinco anos, enquanto todo o setor automotivo registrou 30% de ganho no mesmo período. O sucesso das picapes está no incremento do agronegócios, que em 2013 teve um PIB superior a 10% no Brasil. E não só para aplicações em fazendas. Percebemos que médicos, comerciantes e empresários, por exemplo, que vivem em municípios próximos à cidades com agropecuária forte, acabam contagiados por este clima. E aí ele busca na picape uma condição de status para circular naquele ambiente. Um outro fenômeno é a maior interiorização do país. As cidades estão crescendo numa velocidade superior à dos grandes centros, o que reflete no comércio de picapes.

Kátia Ribeiro, supervisora de Marketing da Ford do Brasil

  • Volante multifuncional é fácil de mexer e o quadro de instrumentos tem fácil leitura

Apesar de fazer um enorme sucesso entre fazendeiros e empresas do setor de agronegócios, as picapes médias também têm forte presença no público urbano. Boa parte do que é vendida nos grandes centros raramente terá contato com a terra. Pensando nisso, a Ford resgata a versão Sport, voltada para um cliente mais jovem, que, no máximo, usará o enorme espaço da caçamba para carregar malas, pranchas de surfe ou uma moto numa esticada de fim de semana na praia ou para um turismo rural.

A novidade está à venda desde o começo de março por R$ 67.990 e apenas com cabine simples – R$ 6 mil a mais do que a configuração XLS, na qual se baseia. O preço é um superior ao valor inicial da líder de vendas S10 (R$ 65.890). Diferença que a Ford pretende compensar com mais potência e equipamentos de série. O conjunto mecânico traz o motor 2.5 Duratec flex, de 173 cv e 24,8 kgfm de torque, e o câmbio manual com tração 4x2. O rival entrega no bloco 2.4 flex 143 cv e 24,1 kgfm, acoplado também a uma transmissão de cinco velocidades

O pacote de itens da Ranger Sport inclui rodas aro 17", volante multifuncional, piloto automático, ajustes elétricos nos retrovisores, sistema de som com CD e conexões por USB e bluetooth, além de uma tela de LCD de 4,2".

Na concorrente S10, em sua configuração de entrada, os ajustes dos retrovisores são manuais, as rodas tem aro 16" e há apenas preparação para o sistema de som. Já ar-condicionado, direção hidráulica e computador de bordo são comuns a ambas. Os diferenciais estéticos da Ranger Sport ficam por conta do aplique frontal do para-choque, incremento dos faróis de neblina, adesivos nas laterais e santantonio tubular.

A versão Sport estreou em 2007 e foi atualizada em 2011. Nessa época trazia um bom custo/benefício, oferecendo um pacote interessante de itens aliado ao porte médio da picape com um preço convidativo. Custava R$ 55.990, valor próximo às picapes compactas em versões topo de linha, como VW Saveiro e Fiat Strada. Com o novo valor, deverá atrair um público mais elitista.

Impressão - Sobra tamanho, falta conforto

A Ford Ranger Sport é uma opção para quem curte picape e busca dimensões maiores que as compactas Fiat Strada e VW Saveiro Cross. O tamanho superlativo do modelo (5,35 metros de comprimento e 2,16 metros de largura) pode restringir as vagas deste porte em ruas. Manobras nas garagens dos prédios, então, vira um teste de paciência e de baliza. Pelo menos esses entraves são minimizados pela direção hidráulica.

Para um modelo que preza o uso urbano e, consequentemente, o bem estar e o conforto dos ocupantes, há alguns pontos negativos no modelo, como o câmbio de engates duros e de marchas curtas, que faz o motor gritar mais do que o necessário em velocidades baixas. O tamanho do carro não impede que as imperfeições de ruas esburacadas sejam sentidas no interior da cabine. A caçamba vazia pula bastante. A falta de uma transmissão automática (nem como opcional) também é sentida. O motor, por sua vez, mostra disposição para carregar até 1.455 kg ou 1.800 litros de carga.

Por dentro, o painel de instrumentos é de fácil visualização e o acabamento mistura plástico liso e texturizado de qualidade. Já a tela de 4,2" destoa do porte do carro.

O jornalista viajou a convite da Ford

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