A Ford começa a vender o Focus Titanium, versão top de linha que substitui a Ghia e encerra uma tradição de 27 anos desse nome, lançado no modelo 1984 do Escort. A meta é destacar a esportividade do carro, um aspecto que não era associado à grife Ghia, mais voltada para o luxo, e tentar diminuir a distância para o Hyundai i30 no volume de vendas. O modelo sul-coreano, líder na categoria, emplacou 8.116 unidades neste ano contra 5.625 do rival da Ford.
Disponível nas carrocerias hatch e sedã, a Titanium traz como novidades faróis com facho autodirecional, acendimento automático de luzes externas, sensor de chuva e rodas de 16" com novo desenho.
O interior ganhou ainda limpador de para-brisa automático, retrovisor fotocrômico e porta-luvas refrigerado. Há também detalhes exclusivos como a moldura da grade dianteira e a régua do porta-malas cromadas que, junto com o logotipo Titanium aplicado nas portas dianteiras, são os itens que diferenciam o veículo.
O desempenho é reforçado pelo motor flex Duratec 2.0 16V, com potência de 148 cv (etanol). O modelo chega ao mercado ao preço de R$ 78.430 no sedã e a partir de R$71.660 no modelo hatch, com seis opções de cores, uma série de itens de luxo e garantia de três anos.
A montadora também melhorou os pacotes do Focus GLX, versão intermediária do modelo. O GLX com motor 1.6 vem agora com faróis de neblina e porta-luvas refrigerado enquanto o GLX 2.0 acrescenta também os sensores crepusculares, de chuva, retrovisor eletrocrômico, partida por botão e sistema de som premium. Há opção de bancos de couro de ajuste elétrico e ar-condicionado automático de duas zonas, itens antes restritos ao Ghia.
Os preços dos GLX são R$ 56.140 (hatch 1.6), R$ 57.285 (sedã 1.6), R$ 62.440 (hatch 2.0) e R$ 63.500 (sedã 2.0). Há ainda o Focus GL 1.6 por R$ 54.250 o hatch e R$ 55.430 o sedã.
Empacado
Se o hatch hoje briga pelo topo na segmento, a versão sedã continua um carro de pouco apelo, mesmo com todos os esforços da Ford em reverte isso. Em 2010, o modelo foi o 7.º mais vendido atrás do já conhecido C4 Pallas, da Citroën. Além de ter de enfrentar uma lista de rivais muito mais fortes, que inclui os japoneses Corolla e Civic, o Focus Sedan ainda sofre com a concorrência interna do Fusion, o sedã maior da Ford que vem do México por um preço competitivo e que pode ficar até mais em conta que seu irmão argentino.
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