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Os Fordinhos levantaram o público com pegas emocionantes | Divulgação/ Pé na Tábua
Os Fordinhos levantaram o público com pegas emocionantes| Foto: Divulgação/ Pé na Tábua
  • Para carros tão antigos, a preocupação não foi a velocidade final, mas sim com o show de carros que fizeram história

Não foi apenas uma corrida, mas uma viagem ao passado. Modelos das décadas de 1920 e 1930 correndo na pista como se estivessem dentro das antigas competições não regulamentadas. Os apaixonados por carros, ou antigomobilistas, se prepararam por semanas para o "Pé na Tábua – Corrida de Calhambe­­ques", que ocorreu em Franca, interior de São Paulo.

O evento reuniu representantes de São Paulo, Goiás, Brasília, Paraná e Minas Gerais. Uma dupla de Ponta Grossa foi rodando em um Ford Cabriolet 1931, aquele com o famoso "banco da sogra", e voltou para casa com dois troféus.

A disputa foi na pista do Speed Park, um pequeno autódromo que conta com uma estrutura profissional para provas de velocidade. Por se tratar de carros tão antigos, a preocupação não era a velocidade final, que na maioria das categorias não chegava a 100 km/h, mas com a magia de voltar no tempo a bordo de relíquias que fizeram história. Para isso, os organizadores desenvolveram uma programação conforme a característica de cada automóvel. Na categoria "Mis­­celânea" o centro das atenções foi um De Soto 1929, muito raro, e o piloto do Chevrolet 1928, Darci Gabarra, que, mesmo aos 89 anos, mostrou entusiasmo de um jovem competidor.

Para quem é amante da velocidade e de motores mais potentes, os "transplantados" deram um espetáculo com grandes ultrapassagens e muita ousadia em curvas fechadas. Na "Ford Modelo A", a mais acirrada, com 17 participantes, os Fordinhos travaram pegas emocionantes. A vitória ficou com o ex-presidente do clube do Fordinho de São Paulo Mateus Polizel.

Nelson Piquet

A categoria mais aguardada foi a "Speed", não só pelos automóveis já caracterizados para correr, mas por um competidor em especial: Nelson Piquet. O tricampeão mundial de Fór­mula 1 dirigiu seu Lincoln 1927. Como não poderia deixar de ser, o desempenho foi impecável. Com toda sua ex­­­periên­­cia, ele não deu chances aos concorrentes e terminou a prova no posto mais alto do pódio.

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