Não foi apenas uma corrida, mas uma viagem ao passado. Modelos das décadas de 1920 e 1930 correndo na pista como se estivessem dentro das antigas competições não regulamentadas. Os apaixonados por carros, ou antigomobilistas, se prepararam por semanas para o "Pé na Tábua Corrida de Calhambeques", que ocorreu em Franca, interior de São Paulo.
O evento reuniu representantes de São Paulo, Goiás, Brasília, Paraná e Minas Gerais. Uma dupla de Ponta Grossa foi rodando em um Ford Cabriolet 1931, aquele com o famoso "banco da sogra", e voltou para casa com dois troféus.
A disputa foi na pista do Speed Park, um pequeno autódromo que conta com uma estrutura profissional para provas de velocidade. Por se tratar de carros tão antigos, a preocupação não era a velocidade final, que na maioria das categorias não chegava a 100 km/h, mas com a magia de voltar no tempo a bordo de relíquias que fizeram história. Para isso, os organizadores desenvolveram uma programação conforme a característica de cada automóvel. Na categoria "Miscelânea" o centro das atenções foi um De Soto 1929, muito raro, e o piloto do Chevrolet 1928, Darci Gabarra, que, mesmo aos 89 anos, mostrou entusiasmo de um jovem competidor.
Para quem é amante da velocidade e de motores mais potentes, os "transplantados" deram um espetáculo com grandes ultrapassagens e muita ousadia em curvas fechadas. Na "Ford Modelo A", a mais acirrada, com 17 participantes, os Fordinhos travaram pegas emocionantes. A vitória ficou com o ex-presidente do clube do Fordinho de São Paulo Mateus Polizel.
Nelson Piquet
A categoria mais aguardada foi a "Speed", não só pelos automóveis já caracterizados para correr, mas por um competidor em especial: Nelson Piquet. O tricampeão mundial de Fórmula 1 dirigiu seu Lincoln 1927. Como não poderia deixar de ser, o desempenho foi impecável. Com toda sua experiência, ele não deu chances aos concorrentes e terminou a prova no posto mais alto do pódio.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast