A linha 2015 do Volkswagen Fox ganhou uma reestilização que o aproximou do visual do Golf, além de receber novos itens de segurança em suas quatro versões. Já os preços como era de se esperar foram reajustados com o reposicionamento do hatch compacto, que passa a ocupar o lugar do agonizante Polo na categoria premium.
O novo modelo de entrada (Trendline) sairá por R$ 35.900, R$ 120 a mais do que o da linha 2014. Aumento irrisório diante da inclusão da direção elétrica e de vidros dianteiros elétricos de fábrica. O topo da gama (Highline 1.6 I-Motion) custará R$ 51.790, valor R$ 710 superior à versão anterior. A novidade chegará às concessionárias em setembro.
O carro possui quatro versões com seis configurações, quatro tipos de motor e três variedades de transmissão, incluindo uma automatizada. De série, além da direção e vidros dianteiros elétricos, o Fox traz ainda coluna de direção com ajuste de altura e distância, faróis duplos e abertura do porta-malas por meio do emblema da marca. A partir da versão intermediária (Comfortline), o veículo tem como opcional o sensor de estacionamento dianteiro e traseiro o que o encarece em R$ 720.
Entretanto, é na versão Highline que o consumidor encontra o maior pacote de opcionais. Para o topo da gama, a montadora oferece sistema de navegação na central multimídia, que possui rádio com bluetooth, entrada USB e auxiliar; controles de estabilidade (ESC), de tração para pisos de baixa aderência (ASR) e de assistência de partida em rampa (HHC); bloqueio eletrônico do diferencial (EDS); e sistema de assistência à frenagem (BAS).
O modelo possui ainda faróis de neblina com luz de conversão estática, que acende automaticamente a luz auxiliar para o lado que o motorista aplica a seta; piloto automático; rodas de liga leve de 16"; entre outros. Mas todo esse conforto tem o seu preço. Para pôr um Fox completinho na garagem, o comprador deve desembolsar no mínimo R$ 62.430.
Motor e transmissão
Já quando o assunto é a motorização, o Fox apresenta diversas opções aos clientes. Dentre elas, a novidade está na nova geração do bloco 1.6 MCI, que equipa apenas a configuração Highline. Com potência máxima de 120 cv e 16,8 kgfm de torque, ele possui um sistema de partida a frio, o que dispensa o tanque auxiliar. Na versão BlueMotion, o veículo mantém o motor de três cilindros, que desenvolve até 82 cv e 10,4 kgfm.
O topo da gama conta ainda com dois tipos exclusivos de transmissões: a manual de seis velocidades, que, segundo a montadora, garante maior economia de combustível, e a automatizada I-Motion.
O Fox continua competindo em um filão concorrido por aqui, que tem Hyundai HB20, o Renault Sandero, o Chevrolet Onix, o Fiat Palio e o próprio VW Gol. Na versão topo de linha, entra na briga com os hatches premium Chevrolet Sonic, Citröen C3, Peugeot 208 e até Ford New Fiesta .
O jornalista viajou a convite da Volkswagen
Novo Fox
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