Antes chamada de Prime, a versão topo de linha agora atende por Highline e conta com ar-condicionado, até então um opcional vendido por R$ 2.721| Foto: Divulgação/Volkswagen

Homenagem

Fox Rock in Rio está de volta

A VW retoma a série especial Rock in Rio, produzida em edição limitada e oferecida durante seis meses no mercado nacional – entre abril e setembro, mês em que ocorre o festival musical. Usando como base os equipamentos de série da versão topo de linha Highline, o modelo traz como itens de série rodas de liga leve de 15", lanternas escurecidas, maçanetas pintadas na cor da carroceria e adesivos em preto fosco no para-choque traseiro. O modelo é oferecido na motorização 1.6 e disponível nas cores sólidas vermelho, branco e preto, além das tonalidades metálicas azul e prata.

CARREGANDO :)

Preços

Tabela de fábrica para a linha 2014 do Fox/CrossFox e Gol.

• Fox 1.0 - R$ 33.770

• Fox 1.6 - R$ 37.470

• Fox 1.6 i-Motion - R$ 40.260

• Fox 1.6 Rock in Rio - R$ 44.690

• Fox 1.6 Highline - R$ 45.990

• Fox 1.6 Highline i-Motion - R$ 48.780

• CrossFox 1.6 - R$ 50.600

• CrossFox i-Motion - R$ 53.390

• Gol G4 (2p) - R$ 25.750

• Gol 1.0 (2p) - R$ 28.280

• Gol 1.0 - R$ 29.910

• Gol 1.6 (2p) - R$ 33.210

• Gol 1.6 - R$ 34.850

• Gol 1.6 i-Motion (2p) - R$ 36.000

• Gol 1.6 i-Motion - R$ 37.640

• Gol 1.6 Highline - R$ 44.690

• Gol 1.6 Highline i-Motion - R$ 47.480

Interior traz acabamento de melhor qualidade e a opção de rádio com Bluetooth integrado e interface para smartphone
Mostradores ganharam novos grafismos
Nova tecnologia dá dicas para economizar combustível
A série Rock in Rio será vendida por seis meses

A concorrência cada vez mais acirrada no segmento de compactos fez a Volkswagen dar um upgrade no conteúdo oferecido para a sua linha 2014. E o destaque é o Fox, justamente o modelo que pode ser mais afetado pelo sucesso nas vendas do Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, e a partir de abril pela ameaça direta do Peugeot 208. O hatch compacto recebeu novos equipamentos e perfumarias estéticas, assim como o seu derivado "aventureiro" CrossFox. Os preços também mudam.

Publicidade

O modelo agora traz de série o ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), já disponíveis em modelos como Passat e Tiguan. É um sistema de segurança que aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente quando o carro for submetido a uma parada brusca.

Também passa a trazer de fábrica o Comfort Blinker, emprestado do Jetta e do Passat, que possibilita ao motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indicar a direção que pretende ir com o veículo, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente.

Outro novidade no Fox e CrossFox é a tecnologia ECO Comfort. Ela dá dicas para economizar combustível, alertando para fechar as janelas caso o ar-condicionado esteja ligado e avisando para não acelerar quando o veículo estiver parado diante de um sinal fechado, por exemplo (como mostra a peça publicitária veiculada na tevê e internet atualmente).

Opcionalmente, o Fox oferece o controlador de distância ao estacionar que, quando equipado com sensor de obstáculo traseiro, indica a distância por um desenho na tela do rádio e automaticamente os espelhos retrovisores mostram a guia, para o motorista não raspar o pneu. Ao engatar a ré, o limpador traseiro é acionado caso esteja chovendo.

Todo esse pacote tecnológico vem acompanhado de fábrica de itens como direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS, conta-giros, chave canivete, banco do motorista com regulagem de altura, gaveta sob o banco do condutor, aviso sonoro de faróis ligados e faróis de máscara negra.

Publicidade

Entre os opcionais estão ar-condicionado (agora de série na versão topo de linha), vidros elétricos, setas nos retrovisores, sensores de iluminação, chuva e estacionamento, teto solar e novo rádio integrado ao painel com entrada para USB, SD Card e Bluetooth. Este permite atender ao telefone sem tirar as mãos do volante e também parear os contatos da agenda, bem como sincronizar com o aparelho de som do carro os arquivos de áudio armazenados no celular. Dessa forma, pelas teclas do volante multifuncional, o motorista consegue selecionar a playlist de músicas salvas no celular.

O novo Fox passou a adotar a nomenclatura Highline para a configuração topo de linha (antiga Prime), que segue o padrão mundial da marca – o preço dessa versão, que começava em R$ 40.600, com câmbio manual, parte agora de R$ 45.990. A denominação é estendida também para as versões top do Gol (ex-Power) e Voyage (ex-Comfortline).

Por dentro

A linha 2014 do Fox renovou também o interior da cabine. O painel ganhou uma nova cor, cinza, que dá a sensação de maior amplitude na parte frontal. O console central passa a contar com um novo padrão de acabamento, com plástico de melhor qualidade, maior quantidade de linhas cromadas e acabamentos diferenciados entre as versões.

O painel de instrumentos traz novos grafismos, com luzes brancas e vermelhas. A iluminação da cabine tem o sistema progressivo de desligamento em todas as versões.

Publicidade

Motor

A motorização permanece a mesma. A versão 1.0 flex desenvolve 72/76 cv (gasolina/etanol) e a 1.6, 101/104 cv. O motor ainda pode ser aplicado à transmissão automatizada i-Motion, com trocas manuais via borboletas (paddle shift) atrás do volante.

EquipamentosGol e Voyage mais completos

Agora com a nomenclatura Highline, as versões topo de linha de Gol e Voyage passam a trazer ar-condicionado de série, que antes era opcional e custava R$ 2.721, além do aumento na oferta de equipamentos nas demais versões dos modelos. Também são de série alarme, chave canivete, vidros traseiros elétricos (em adição aos vidros dianteiros elétricos, já oferecidos de série), espelho retrovisor externo elétrico e sensor de estacionamento.

Ambos vêm com o sistema ECO Comfort, um dispositivo que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica. O Voyage, por sua vez, passa a ser equipado em todas as suas versões com airbags frontais, freios ABS e direção hidráulica – antes disponíveis apenas na motorização 1.6.

Publicidade

Já a linha 2014 do Polo ganha apenas novos revestimentos de bancos em todas as versões. O modelo terá ainda novas calotas para a versão 1.6 e a opção de roda de liga leve diamantada de 16" para as versões 1.6 e 1.6 Sportline na configuração hatch.

À espera de uma nova geração, o Golf também não muda quase nada. A principal novidade é o controlador de velocidade de cruzeiro de série. No visual, a grade do radiador agora é em preto brilhante e há apliques nas grades inferiores do para-choque.