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No fim de maio (edição do dia 31), o Caderno de Automóveis antecipou as primeiras imagens, que vazaram pela internet, do novo Land Rover Freelander. Agora, a marca inglesa está apresentando oficialmente as mudanças promovidas na segunda geração do modelo, que só chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2007. O "caçula" da Land Rover – que terá sua estréia mundial no Salão de Londres, que abre no dia 18 de julho – ficou mais longo, alto e largo e agora tem a cara dos irmãos maiores Discovery e Range Rover.

Visualmente, os destaques ficam por conta da nova grade frontal, que está maior e mais larga e é atravessada por duas barras horizontais. Os faróis perderam os recortes arredondados e, agora, exibem linhas retas. De perfil, o Freelander 2 lembra o Discovery 3, porém com uma saída de ar que integra luz do pisca bem parecida com a do Range Rover Sport. O teto ficou mais plano e o estepe desapareceu da traseira.

O jipe compacto surge com dois novos motores: um a gasolina 3.2, seis cilindros, com 233 cv, que vai substituir o 2.5 de 177 cv que equipa a atual geração vendida no nosso mercado. Além disso, há um turbodiesel, disponível só lá fora, 2.2 litros com 160 cv.

Além da suspensão independente nas quatro rodas, o Freelander 2 traz uma nova tração integral permanente, com repartição de torque automática; e controles eletrônicos de tração, descida, estabilidade e rolagem. Vem ainda com o Terrain Response, um ajuste de vários sistemas mecânicos a quatro tipos de terreno, conforme a escolha feita pelo motorista num seletor. Entre os equipamentos estão sete air-bags, faróis de xenônio com orientação nas curvas, rodas de até 19 polegadas, partida sem chave e teto solar panorâmico.

As revendas Land Rover, no Brasil, ainda possuem um bom estoque do atual Freelander, que é vendido nas versões duas e quatro portas, com motor 2.5 de 177 cv. Na revenda Euro Import, em Curitiba, o modelo custa R$ 132 mil (duas portas) e R$ 138 mil (quatro portas).

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