Cronologia
Confira a história do Fusca no Brasil
1950 O modelo começa a ser importado para o Brasil. Era o conhecido como "Split Window", devido à janela traseira dividida.
1953 A Volkswagen, em São Paulo, assume a montagem do veículo no Brasil.
1959 Fusca passa oficialmente a ser produzido no país.
1962 O carro adota um chassi nacional.
1970 Veículo ganha cinto de segurança e extintor de incêndio.
1981 Lançamento do Fusca 1.300, com motor a álcool.
1983 A empresa rebatiza o modelo brasileiro, adotando oficialmente o nome Fusca. Até então, o automóvel era denominado "VW Sedan" no registro do Detrans.
1986 A Volkswagen desiste de fabricar o carro alegando que era um modelo obsoleto, mesmo sendo um dos mais vendidos do país.
1993 Por sugestão do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o veículo. O carro vendeu muito menos que a meta esperada pela VW.
1996 A montadora deixa de produzir o Fusca, com uma série especial denominada Ouro. A partir daí, ele só seria produzido no México.
Os amantes de veículos clássicos comemoram neste domingo (19) o Dia Nacional do Fusca (DFN). A data, celebrada oficialmente no dia 20, é marcada por encontros e eventos organizados em diferentes pontos do Brasil. Em Curitiba, cerca de mil colecionadores vão embelezar os automóveis para a ocasião e os exibir na Unisociesc (Linha Verde, 18.805, no Pinheirinho). O evento, gratuito ao público, acontece das 7 às 19 horas e terá, além dos carros, praça de alimentação, venda de peças, sorteio de brindes e espaço para crianças.
Para aqueles que desejam expor o seu "besouro" e também modelos derivados do ícone da Volkswagen, como Variant, Brasília, SP2, TL e Kombi, é necessário pagar R$ 5 e doar 1 kg de alimento não perecível. A inscrição é feita na hora.
Quem comparecer ao DFN, seja expositor ou visitante, pode participar do sorteio de um Fusca 1973, totalmente restaurado, com suspensão preparada, teto solar Rag Top (abertura estilo sanfona) e rodas 17.
Outra atração será o "Comboio Low Rats", que sairá às 5 horas da manhã deste domingo, da rua Konrad Adenauer, 442, em direção ao evento. Neste ano, o RustedLive não está organizando o encontro, como ocorreu nas últimas sete edições, mas promete voltar a promovê-lo em 2015. Assim, a edição 2014 é realizada pelo The California Look, com apoio do Kombi Clube Curitiba.
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
Entenda o que acontece com o mandato de Carla Zambelli após cassação no TRE
Eleições no Congresso: Câmara e Senado elegem novas lideranças; ouça o podcast
Sob Lula, número de moradores de rua que ganham mais de meio salário mínimo dispara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião