Os fãs costumam dizer que ter um Fusca na garagem significa possuir mais um integrante na família. O casal de São José dos Pinhais Carlos Alberto Cobbo, 57 anos, e Marinês Vieira Cobbo, 51 anos, conhece bem esse sentimento. Além dos três filhos - Bruno (28 anos), Leandro (21), Martha Cristina (15), - eles dedicam quase o mesmo carinho e atenção aos seus Fuscas ‘Minnie Mouse’ 1985 e ‘Ratspirose’ 1974.
Na 8.ª edição do Dia Mundial do Fusca (DMF) em Curitiba, que acontece neste domingo (26), a família toda estará presente. E a dupla motorizada certamente atrairá os olhares mais atentos dos visitantes entre os 1,2 mil modelos Volkswagen que estarão expostos no megaevento, que ocorre das 9h às 16h, na Sociesc Educação e Tecnologia, no Pinheirinho, com entrada gratuita.
“O primeiro Fusca de que tenho lembrança pertencia ao meu pai, um modelo 1960. Eu tinha uns 4 anos à época. Já o meu primeiro foi com 16 anos, um modelo 1973 azul calcinha. Desde então, tive outros 50 exemplares”, relata Carlos Alberto.
Ele conheceu a esposa quando dirigia uma versão ‘Fafá’ 1982 - chamado assim pelas enormes lanternas. E o namoro seguiu embalado à bordo de um Fusca. “O primeiro filho quase nasceu dentro do carro, indo para o hospital”, recorda.
VÍDEO: Confira o bate-papo com o casal de fuscamíacos
O ‘filho’ atual do corretor de seguros possui uma aparência radical, com a lataria lixada e muita ferrugem forjada em pátina. “É um estilo próprio que batizei de ‘Ratspirose’, e não um Ratlook puro como se vê por aí”, explica.
Suspensão rebaixada, banco em lona encerada de caminhão, que também cobre o ‘teto solar’ presa por coleiras de cachorro, são algumas das peculiaridades do veículo’.
“Para mim, o Fusca é uma máquina de fazer amigos, sem discriminação de estilo ou de valor. Agrada desde as crianças até os mais velhos.”
Onde: Sociesc Educação e Tecnologia, no Pinheirinho, em Curitiba.
Quando: 26/6/16 (domingo).
Horário: 9h às 17h.
Entrada: gratuita.
Inscrição para expor o veículo:
R$ 20 (compra antecipada para evitar fila pelo e-mail bruna@puroastral.com.br).
Site: www.diamundialdofusca.com.br
Facebook: DMF 2016 - *Oficial*
LEIA TAMBÉM: Fusca ajudou a recuperar a imagem da Alemanha após Segunda Guerra
Fã de carteirinha da Minnie, namorada de Mickey Mouse na animação de Walt Disney, e do ícone da Volkswagen, Marinês faz questão de mostrar isso por onde circula com o seu modelo 1985.
“Quando estou de Fusca todos na rua me cumprimentam e sorriem. Já se estou de Captiva (outro carro da sua família), ninguém me olha no rosto”, compara a presidente do clube Fusqueiras do Paraná, grupo do qual faz parte também o clube Rat SJP, do marido Carlos Alberto.
Ela conta que uma das motivações para ir aos encontros com o‘Minnie Mouse’ e ainda vestida com os acessórios da personagem é o sucesso que faz com as crianças.
“Tenho uma página no Facebook (‘Marines do Fusca - Minnie’) com muitos pais seguidores que falam levar as filhas pequenas aos eventos com a roupa da Minnie em homenagem o meu carro”, salienta.
Uma dos pontos altos do evento é o mosaico gigante com a inscrição ‘DMF 2016’. O desenho será monitorado e auditado pela RankBrasil para registrar o recorde sul-americano, com 133 veículos. A formação abre o evento pela manhã e é organizado por Marco Rebuli, presidente do Kombi Clube Curitiba e relações públicas do Fusca Mania Clube Curitiba,
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast