| Foto: Divulgação

Mercedes-Benz e Jaguar Land Rover apresentaram com pompa esta semana dois lançamentos mundiais que terão o mercado brasileiro como um dos destinos no ano que vem. A marca alemã mostrou na cidade de Affalterbach o AMG GT, o superesportivo que substitui o SLS AMG. A novidade apareceu no evento guiado por Nico Rosberg, piloto da Mercedes na Fórmula 1. Já a fabricante inglesa mostrou em Londres o seu novo modelo de entrada, o sedã XE, que pretende democratizar o acesso ao luxuoso mundo da marca felina. A festa de estreia foi à beira do Rio Tâmisa e teve o embalo da premiada compositora Emeli Sande. Confira o que reservam os modelos para o consumidor brasileiro:

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O carro dos sonhos

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A versão GT é o novo ícone de estilo e esportividade da Mercedes-Benz. Tratado como 'o carro dos sonhos' pela fabricante, ele entra no hall de modelos marcantes, como o SLR McLaren (2003) e o SLS AMG (2009), a quem substitui. A novidade é segundo carro desenvolvido pela marca alemã e sua divisão esportiva AMG, depois do próprio SLS AMG. Tem menor porte que o antecessor e será mais barato, algo em torno de 115 mil euros (cerca de R$ 335 mil) – contra 225 mil euros (R$ 670 mil) do primeiro. Quando chegar ao Brasil no próximo ano, certamente ficará próximo do milhão de reais. O superesportivo estreia oficialmente no Salão de Paris daqui duas semanas e depois vem para Salão de São Paulo, em novembro.

O GT, abreviatura de Gran Turismo, abriu mão da porta 'asa de gaivota', como visto no SLS, para reduzir peso e preço. E adicionou o inédito motor biturbo V8 de 4 litros, que rende 462 cv e 60 kgfm de torque na versão de entrada, e 510 cv e 66 kgfm na configuração GTS, ambas equipadas com transmissão automática e dupla embreagem. O carro vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos na GT e em 3,8 s na GTS, e alcança velocidade máxima de 305 km/h e 310 km/h, respectivamente.

No visual, a frente é uma versão mal-encarada do novo Classe C, porém com faróis ainda mais destacados e tomadas de ar imensas. Atrás, o grande diferencial: a traseira tem um ar de fastback, formada por uma peça única que une o vidro à tampa do porta-malas. As lanternas finas lembram as do Porsche 911, seu futuro rival. O modelo oferece sistemas eletrônicos de tração, iluminação e ajuste de performance ao acesso à internet.

Para este ano, a Mercedes prevê emplacar 23 mil unidades do AMG GT no mercado mundial e entregar mais 40 mil carros em 2015.

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A aposta inglesa

Quando se fala em Jaguar no Brasil poucos modelos nos vêm à mente, afinal a marca inglesa, hoje controlada pela indiana Tata, é quase uma raridade nas ruas brasileiras. O carro mais acessível por aqui, o sedã médio XF, começa em R$ 230 mil. Mas, este panorama tende a mudar a partir do primeiro semestre de 2015 com a chegada do novo sedã XE, primeiramente importado da Inglaterra e no ano seguinte saído da futura fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ).

O XE, apresentado esta semana em Londres e que estará no Salão Internacional de São Paulo no fim de outubro, foi concebido para rivalizar com BMW Serie 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4 – os dois primeiros também com produção brasileira em breve. O XE vai estrear na Europa na versão S e com duas variantes de motorização. A que será vendida no Brasil inicialmente virá com bloco 3.0 V6 Supercharged, com injeção direta de gasolina, capaz de produzir 340 cv e 46 kgfm de torque. O motor é o mesmo utilizado pelo superesportivo F-Type, recém-lançado no país. Ele empurra o sedã de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e o faz atingir 250 km/h de velocidade final (controlada eletronicamente). O câmbio é automático de oito velocidades.

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No Velho Continente haverá ainda um propulsor 2.0 a diesel com quatro cilindros, que rende 163 cv e 39 kgfm. Numa segunda fase, o modelo contará ainda com a opção 2.0 turbo a gasolina, que será a versão de entrada no Brasil, respondendo por 240 cv.

Na Europa, o novo Jaguar XE custará 35 mil, perto de R$ 100 mil. Em solo brasileiro, com toda a tributação, é aguardar para ver, mas espera-se que o preço seja inferior a R$ 200 mil.