![Garupa deve interagir com o piloto | Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2010/09/8deb50a3d44b93df284c7dd62b391c4d-gpLarge.jpg)
O foco principal da Semana Nacional de Trânsito 2010, que foi até ontem, é a correta utilização do cinto de segurança e cadeirinha para crianças. Com isso, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer ampliar a discussão sobre uma maior segurança dos passageiros que estão alocados no banco traseiro dos automóveis. Assim, o uso do cinto de segurança e a utilização do popular "bebê conforto", cadeirinha ou assento de elevação podem reduzir drasticamente as chances de lesões graves no caso de uma colisão.
Mas nossos governantes e legisladores esquecem que os veículos de duas rodas também transportam passageiro: o garupa. E esse "passageiro" da motocicleta também pode contribuir para uma condução mais segura e, até mesmo, ajudar a prevenir pequenas quedas e acidentes.
Para José Luiz Terwak, gerente do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), que fica em Indaiatuba (SP), o garupa tem que ser uma espécie de copiloto, já que ele sente, praticamente, as mesmas sensações do piloto vento, inclinação da moto, aumento do giro do motor e frenagens. "Sempre com muita atenção, este coadjuvante deve interagir com as reações do piloto e da moto, porém sem atrapalhar as ações do condutor", conta José Luiz, dizendo que o tema garupa é abordado já no curso básico de pilotagem realizado pela Honda em Indaiatuba.
Assim, como deve ser a atitude e o comportamento do garupa sobre a moto?
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