Com pequenos descuidos, você pode estar contribuindo para que seu veículo consuma mais combustível do que o necessário para fazer seus trajetos diários. Além de afetar a eficiência do carro, essas atitudes pesam no bolso - especialmente em tempos que os preços do álcool e da gasolina estão nas alturas. Assim, selecionamos cinco dicas simples para evitar o gasto desnecessário de combustível.
1. Calibre os pneus corretamente
Andar com os pneus mais murchos do que o ideal aumenta o atrito com o solo, o que eleva o consumo de combustível. Para evitar isso, é importante saber a calibragem ideal dos pneus do seu automóvel, informação que pode ser encontrada no manual do veículo, além de verificá-la mensalmente e corrigi-la em momentos que os pneus estejam frios.
>> Vai pegar a estrada? Saiba como organizar a bagagem
2. Evite andar com os vidros abertos
Dirigir com ventinho batendo no rosto pode até ser bastante agradável, mas quando as janelas estão abertas a resistência do ar tende a aumentar (especialmente com o carro em alta velocidade), elevando também a energia para vencê-la. Assim, o ideal é dirigir com os vidros fechados e com o ar-condicionado ligado - mas em potência baixa ou moderada.
3. Não exagere no ar-condicionado
O ar-condicionado pode ser a alternativa que mais contribui para o bom uso do combustível, porém isso depende da potência na qual ele está ligado: se ela for de moderada para alta, o consumo tende a aumentar.
Para evitar o uso do ar no máximo, é importante aproveitar as entradas de ar do carro para ventilar e, sempre que estacionar o veiculo, tentar mantê-lo na sombra.
4. Evite carregar peso em excesso
Quanto mais pesado o carro, mais combustível ele gastará para se colocar e manter em movimento. Por isso, é importante pensar bem no que será carregado no veículo, especialmente quando se vai pegar a estrada. Tudo que puder ser evitado pode contribuir para a redução do consumo e, consequentemente, de gastos.
5. Mantenha a revisão do seu carro em dia
O mau funcionamento de diversas partes do carro pode acarretar em maior gasto de combustível. Por isso - e para manter a segurança daqueles que utilizam o veículo, é importante fazer as revisões do carro conforme indicação do fabricante.
Vale lembrar que outros fatores também podem influenciar a eficiência do automóvel. Acelerar bruscamente, esticar marchas e segurar o carro com a embreagem em uma subida são alguns dos hábitos que também provocam um consumo mais alto de combustível e devem ser evitados.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast