Prometendo um clima bem mais alegre do que o Salão de Detroit, realizado em janeiro, as montadoras garantem apresentar vários lançamentos na mostra de Genebra (Suíça), que ocorrerá entre os dias 5 e 15 de março.
O Chevrolet Spark, após despontar em Detroit com a possibilidade de ser vendido por aqui, fará a sua estreia já em versão de produção. Terá duas opções de motor a gasolina: 1.0 e 1.2. O modelo será vendido primeiro na Europa e Coreia do Sul (em 2010). Nos Estados Unidos chega no ano seguinte e, a partir daí, para o resto do mundo (a América Latina, incluindo o Brasil, como prováveis candidatos).
Outro hatch compacto Premium presente na mostra será o Hyundai i20 na versão 3 portas STC, sigla agregada ao nome do veículo para designar a nova variante de carroceria. Além da ausência das portas de acesso à segunda fileira de bancos, o i20 STC se diferencia da versão 4 portas pelo redesenho dos acessos, o que deixou o carro com visual mais esportivo e jovial. No mercado europeu, no qual o veículo estreia ainda neste primeiro semestre, o modelo será oferecido em três níveis de acabamento e quatro opções de motor, com versões a gasolina e diesel e potências que variam entre 115 cv e 128 cv.
No Salão de Detroit, o Mini Cooper já apresentou aos visitantes suas mudanças no capô, faróis e lanternas para a versão Cabriolet. Agora é a vez da variante mais esportiva, a John Cooper Works (JCW), estrear as novidades. Também na configuração conversível, o Mini mais "invocado" da linha estará em Genebra. O motor é um 1.6 que rende 211 cv e 26,5 kgfm de torque máximo, o que o torna capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6s9 e atingir uma velocidade máxima de 235 km/h. Trata-se do mesmo bloco utilizado no Cooper S, mas com melhorias, como o novo sistema de escape criado pela JCW, que o tornaram mais leve, potente e eficiente. A transmissão manual de 6 velocidades também foi modificada.
A Maybach vai apresentar a edição especial e limitada Zeppelin, em duas versões: o 57S e a limousine 62S. Ambos usam motor 6.0 litros, V12 biturbo com nada menos que 640 cv de potência máxima. A série especial Zeppelin se diferencia dos demais modelos pela pintura externa em dois tons e rodas exclusivas de 20 polegadas. A edição especial terá apenas 100 unidades e começa a ser entregue em setembro próximo.
A Citroën pretende atrair as atenções para o protótipo que resgata o nome de um de seus maiores ícones, o DS. No entanto, a semelhança fica por aí. O hatch conceitual DS3 é o primeiro de uma família de modelos, que contará ainda com o sedã médio DS4 e o DS5, que brigará com o Audi A6, por exemplo. A Dacia (subsidiária da Renault) vai apresentar um protótipo que antecipará as linhas do futuro utilitário esportivo da família Renault Logan. O modelo também será produzido no Brasil em 2011. E a Volkswagen estará presente com a versão GTI do Golf de sexta geração e também com a nova geração do Polo.
A fabricante sueca Saab irá mostrar a nova 9-3X, modelo que concilia a versatilidade e o espaço de uma perua com a valentia de um utilitário esportivo para o fora-de-estrada. E a britânica Aston Martin apresentará o primeiro modelo depois de sair das mãos da Ford em 2007. Trata-se da versão V12 do Vantage, que atinge 305 km/h com o motor V8 de 517 cv.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast