O Salão de Genebra difere-se de outros badalados do setor por valorizar carros esportivos e conceitos inéditos. É lá que as marcas costumam apresentar os seus veículos mais nervosos e agressivos. Também aproveitam para mostrar lançamentos mundiais, uma vez que a feira suíça tem um espaço de seis meses para duas outras grandes feiras na Europa a de Frankfurt, nos anos ímpares, e a de Paris, nos pares, entre setembro e outubro. Confira as novidades que estarão expostas entre os dias 8 e 18 de março
Foto 1 - Ferrari F12berlinetta
"A Ferrari mais veloz já construída". Essa é a frase usada pela casa de Maranello para apresentar a F12berlinetta, substituta da 599 GTB Fiorano. O novo propulsor V12 6.2 desenvolve 740 cavalos de potência e despeja 70,36 kgfm sobre as rodas, 80% já disponível a partir de 2.500 rpm. São 120 cv e 8 quilos a mais de torque que a 599 Fiorano. Com isso, ela faz de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos.
Foto 2 - Chevrolet Cruze SW
Além da expansão da família Cruze, que já conta com o hatch e o sedã médio, a versão perua trará ao mercado o primeiro facelift do modelo com para-choques remodelados dotados de novas entradas de ar e novos faróis de neblina. Na linha 2012 haverá também a modificação do posicionamento das lâmpadas dos faróis, inclusão de novas rodas de liga leve e melhorias no interior.
Foto 3 - Honda CR-V
Prestes a ser lançado no Brasil, o novo Honda CR-V faz sua estreia na Europa. Ainda tratada como protótipo, a quarta geração do crossover traz um apelo mais esportivo em relação ao feito no México, como para-choque dianteiro com tomadas de ar redesenhadas e um pequeno spoiler. No teto, a antena estilo barbatana de tubarão. Os motores são os mesmos: 2.0 a gasolina e o turbodiesel 2.2, ambos com 150 cv.
Foto 4 - Hyundai i30 CW
O modelo derivado do hatch médio i30 ganhou o mesmo visual que faz parte dos outros carros da marca, chamado de escultura fluída. São 528 litros de capacidade do porta-malas. Ele deve trazer as mesmas opções de motores e transmissões que o i30, ou seja, para a Europa, além de os 2 litros que também vem para o Brasil, deve haver o 1.6 GDI e as transmissões manual e automática de seis e cinco velocidades, respectivamente.
Foto 5 - Citroën DS4 Racing
É o mais novo modelo da gama de luxo DS. O novo DS4 Racing Concept se diferencia do restante da família pela tocada esportiva. Além de elementos como difusores de ar e saias laterais, o hatch traz rodas de 19" e o motor 1.6 turbo com 259 cv. Outra novidade é a pintura cinza fosco texturizada, que reflete a luz de maneira a valorizar as linhas do modelo. Segundo a fabricante francesa, a tecnologia é inédita no mundo.
Foto 6 - Volvo V40
É o mais compacto dos modelos que compõem a gama V da fabricante sueca. A motorização do hatch vai do primeiro diesel da marca até ao turbocomprimido T5 de 254 cv. O V40 está equipado com o novo sistema de detecção de pedestres com função de frenagem automática; com o primeiro airbag para pedestres do mundo; aviso de mudança involuntária de faixa; e o sistema que realiza a manobra de estacionamento.
Foto 7 - Range Rover Evoque Cabrio
Será a principal atração da Land Rover. Lá, a fabricante inglesa vai avaliar a receptividade do modelo com o público, o que vai definir se ele será produzido ou não. O Evoque Cabrio mantém as linhas originais, ganhando apenas um corte na linha de cintura. Sua capota de lona conta com um sistema automático de retração e fica alojada num compartimento logo abaixo da linha de cintura do veículo, próximo ao porta-malas.
Foto 8 - Peugeot 208 GTi
A Peugeot apresenta o 208 GTi com a tarja de conceito, mas uma versão para produção deve ser revelada até o meio deste ano para ser lançada no mercado no começo do ano que vem, inclusive no Brasil. O GTi é baseado no modelo atual do 208, mas conta com um aerofólio sutil, volante alongado, saias laterais e spoiler no teto. Debaixo do capô, ele usa o mesmo motor turbo 1.6 litro do RCZ, que gera 200 cv.
Foto 9 - Mini Countryman JCW
A primeira versão esportiva do Countryman estreia na Suíça. O motor 1.6 turbo de 211 cv é o mesmo utilizado no Cooper JCW vendido no Brasil por R$ 150.950, porém, este é o primeiro modelo oriundo da gama esportiva da Mini que recebeu um câmbio automático de 6 marchas como opcional. A suspensão também passou por modificações e ganhou características mais esportivas. A tração é 4X4. As vendas por aqui podem começar em 2013.
Foto 10 - VW Golf GTI Cabriolet
A Volkswagen apresentará o conversível do Golf GTI. Os bancos foram encapados com um tecido xadrez que deixou o habitáculo com um visual bem clássico. A capota pode ser rebatida em 9,5 s numa velocidade de até 35 km/h. O motor 2.0 TSFI gera 210 cv, acoplado ao câmbio automático DSG de dupla embreagem e 6 marchas. Os LEDs diurnos na parte frontal e nas lanternas fazem parte do visual do novo Golf vendido na Europa. As rodas são de 18".
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião