Mercedes-Benz: A Mercedes-Benz levou para a feira oito caminhões. O destaque foi o Actros 4160 AK SLT (foto), com motor V8 de 598 cv e tração 8x8. O modelo é indicado para o transporte de cargas indivisíveis até 250 toneladas, como turbinas de hidrelétricas e hélices de geradores eólicos. Outra novidade foi o leve Accelo 1016 com 3º eixo e capacidade para 13 ton., o primeiro do segmento de leves com ABS de série| Foto: Divulgação Volvo: Reconhecida pelas inovações voltadas à sustentabilidade, a Volvo expôs o primeiro caminhão movido a Gás Natural Liquefeito e a diesel, o FM 460. O modelo ainda está em fase de teste no Brasil. Além dele, a marca sueca, cuja sede brasileira fica em Curitiba, apresentou o FH16 (foto), o caminhão mais potente do mundo com motor 16 litros e capaz de entregar 750 cv. O modelo 8x4 de R$ 1 milhão já vem com geladeira, teto solar e pode receber um micro-ondas na cabine DAF: O destaque foi o XF105 (foto), nas versões 6x4 e 6x2. O modelo é o primeiro produzido no Brasil, na recém-inaugurada fábrica em Ponta Grossa. Além dele, a marca holandesa mostrou as futuras linhas do pesado CF e do semipesados LF. Outra novidade ficou por conta do Super Space Cab, a maior e mais espaçosa cabine da marca, que chega ao mercado nacional em 2014. A DAF é líder no mercado europeu no segmento de cavalos mecânicos Scania: A novidade da Scania foi o Streamline (foto), disponível para as cabines rodoviárias G, R e R Highline. No segmento de 250 toneladas, a marca apresentou o R620 8x4, com propulsor V8 movido a etanol, de 16 litros e 620 cv, mas com um preço menor que as anteriores: a partir de R$ 600 mil. Uma versão do R620 6x4 em exposição na feira foi equipada com cafeteira embutida na cabine, além de bancos em couro, rádio com GPS, controle de cruzeiro adaptável e bafômetro integrado ao painel o caminhão só dá partida se o motorista fizer o teste. Esses equipamentos estão disponíveis nas novas versões Streamline e custam cerca de 8% a mais MAN Latin america: A marca expôs 14 novos produtos e anunciou que fabricará no Brasil o cavalo mecânico mais potente da sua linha, o TGX 29.480 6x4 (foto), com previsão de lançamento para meados de 2014. Os modelos Constellation 19.420, 25.420 e 26.420 chegam para dar mais potência à linha, equipados com motor Cummins de 420 cv e transmissão automatizada de série. Os modelos Volks de 330 e 390 cv também poderão ser equipados com a transmissão. A versão leito teto baixo da cabine Constellation completa as novidades da linha Iveco: O destaque foi o lançamento da nova geração Tector Economy, que apresenta reduções de até 5% no consumo de combustível com duas novas versões do semipesado: 15 toneladas e Stradale, com motor de 300 cv. A marca aproveitou para reforçar o seu principal lançamento do ano, o extrapesado Stralis Hi-Way (foto), considerado o Ford: A Ford Caminhões exibiu os extrapesados Cargo 2842 e Cargo 2042, recém-chegados ao mercado brasileiro. A Fenatran também foi palco do lançamento do Cargo 1119 e da renovação do Cargo 816, atual líder de vendas da marca. Mas o grande destaque foi a Transit 2014 (foto), que fez sua pré-estreia. A nova geração da van foi apresentada na versão furgão e chegará por aqui no ano que vem Hyundai: O HD78 4x4 (foto) foi a principal atração da CAOA Hyundai. O modelo é uma adaptação do comercial leve HD78 e traz motor Euro V com tração integral nas quatro rodas. De acordo com a montadora, o diferencial é a capacidade de carga de 7.800 kg. A empresa exibiu também o comercial leve HR com o foco para as empresas que necessitam de transporte rápido Pelo tamanho, nível de equipamentos e força mecânica, os caminhões dos segmentos pesado e extrapesado invariavelmente são as estrelas do Salão Internacional do Transporte (Fenatran), o evento mais importante no país para o setor. Na 19.ª edição, que encerrou na sexta-feira, sobrou novidades entre os "gigantes da estrada", como o Volvo FH16, o modelo mais potente do mundo. Confira os destaques de cada marca na feira realizada em São Paulo:
Gigantes na Fenatran