O que as marcas Buick, Pontiac, Chevrolet, Oldsmobile e Cadillac têm em comum? A resposta está na ponta língua de quem é entusiasta por carros: todas são, ou um dia foram, subsidiárias da General Motors. O grupo chegou a liderar o mercado mundial de vendas de 1931 a 2007, consecutivamente, até a crise de 2008. E um pouco desta relação entre os diferentes braços da gigante norte-americana será contada neste domingo (29) no 2º GM Day, uma megaexposição de modelos do passado que ocorre em Curitiba.
Ao contrário da edição de 2014, na qual apenas exemplares da Chevrolet poderiam ser expostos, neste ano será possível apreciar veículos com outros logotipos estampados além da tradicional gravatinha dourada. É o caso do Oldsmobile Cutlass 1967, na cor branca, que pertence ao empresário da capital Wagner Uhlmann, de 37 anos. Foi ele quem sugeriu à organização do evento abrir espaço também para a exposição de outras fabricantes ligadas à GM.
Novo local comporta 800 veículos
Na primeira edição GM Day as dependências da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, não comportaram o número de carros inscritos para a exposição. Mais de 300 veículos ficaram de fora. Devido a enorme procura, a organização optou por outro local, bem maior e que pudesse também abrigar os carros dos visitantes que irão prestigiar a festividade. “A Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina) é ampla e comporta, pelo menos, 800 veículos. Já temos mais de 300 inscritos e quem sabe, conseguimos atingir a capacidade máxima”, diz Marco Aurélio César Rebuli, um dos organizadores.
Ele afirma que o evento é o único do gênero no país e que a ideia é transformá-lo numa iniciativa nacional. “Já contamos com participantes do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Além de carros, a exposição terá caminhões antigos GMC e também da FNM, além de modelos militares.”
Na programação estão previstas gincanas para o público e expositores, eleição Vintage Girl, com garotas vestidas à moda antiga, e o concurso do refrigerador GM. “A marca fabricava o ‘frigidaire’. Quem levar o mais antigo ganhará um brinde especial”, informa Rebuli.
O GM Day tem apoio da CCV Veículos, concessionária Chevrolet em Curitiba, Chevetteiros Curitiba, Família Opala Curitiba e da empresa Resgate 47, que fará o transporte dos veículos a serem expostos e que não podem rodar até lá. O custo do “leva-e-traz” é de R$ 80. Haverá ainda diversos locais para a refeição com preços populares.
A entrada é 1 kg de alimento não perecível (menos sal), que será doado à Associação Curitibana dos Órfãos de Aids e à Associação Menonitas de Assistência Social.
e seu Oldsmobile 1967, restaurado durante 1 ano. Henry Milleo / Gazeta do Povo
“O encontro precisa ser democrático e valorizar quem curte veículos antigos, não importa de qual montadora for o carro e sem qualquer tipo de preconceito”, diz o colecionador, que possui também um Dodge Dart SE 1972, um Ford Galaxie Landau LTD 1975, um Chevrolet Kadett GSi conversível 1995, além de uma lambreta LD 1957.
Uhlman acabou de retirar seu ‘Olds’ da restauração, após quase 1 ano de serviço. O dono o adquiriu em julho do ano passado e rodou apenas 10 km antes de o motor acusar cansaço. Ele buscou peças originais nos Estados Unidos para deixá-lo em condições de uso novamente e o evento de estreia será justamente o GM Day. Considerado luxuoso e sofisticado para a época, o modelo é equipado com motor V8 330, de 320 cv, e traz ar-condicionado, vidros elétricos, câmbio automático, entre outros mimos. “Uni neste Oldsmobile o conforto do meu Galaxie com o desempenho do meu Dodge. Agora não sei o que faço com os outros carros em casa”, brinca.
Desenterrado
O Chevrolet Suburban 1952 do funcionário público Gilberto Antônio Demoliner, de 53 anos, também será uma das atrações do evento, especialmente pela pintura no tom preto fosca. O modelo foi literalmente desenterrado pelo atual proprietário em uma fazenda em Rio Negro, na divisa com Santa Catarina. “Procurava há quase oito anos um Suburban quando, em uma roda de amigos, alguém comentou que tinha visto um abandonado no interior do estado. De lá só trouxe a carcaça, que não tinha nenhum amassado mais grave”, conta Demoliner. Diante da dificuldade em encontrar as peças, a restauração demorou cerca de três anos. Atualmente o veículo está encostado, mas em breve passará por outra revitalização para ganhar um novo dono: Pietro Antônio Demoliner, de 17 anos, filho de Gilberto e que está redesenhado o futuro visual renovado do carro.
Inscrição
O GM Day é voltado para a exposição de veículos fabricados antes de 1998. Os interessados em participar entre em contato pelo email gmday@hotmail.com.br ou pelo WhatsApp GM Day - (41) 9181-9365 (Danilo Mottin). A inscrição (e entrada) será 1 kg de alimento não perecível. O evento ocorre das 9h às 19h na Sociesc, BR 116, KM 106,6, nº 18.805, no Pinheirinho.
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