Fabricante do Onix - o modelo mais vendido no país desde 2015 -, a General Motors (GM) está mais perto de quebrar uma sequência de 14 anos de liderança da Fiat no ranking das montadoras que mais emplacam carros no mercado brasileiro.
Os números divulgados nesta quarta-feira (5) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa as concessionárias de veículos, mostram uma distância superior a 22 mil carros da GM em relação à marca italiana no resultado dos nove primeiros meses do ano - ao todo, já são 12 meses consecutivos com a fabricante da gravata dourada na ponta do ranking.
Em participação de mercado, a montadora norte-americana tem 16,9% do total de carros de passeio e utilitários leves comercializados no Brasil, enquanto a Fiat, agora vice-líder, responde por 15,4%, seguida, à boa distância, pela Volkswagen (12,3%).
Também houve mudança na disputa pela quarta colocação no ranking, historicamente ocupado pela Ford, mas que agora está com a Hyundai, marca de 10% dos carros comprados pelos brasileiros neste ano.
O desempenho é puxado pelo HB20, a opção de entrada da montadora coreana que só fica atrás do Onix entre os modelos mais comprados pelos brasileiros.
Quarta colocada até o ano passado, a Ford, com participação de mercado de 9%, caiu para a sexta posição na lista em 2016, ficando atrás não apenas da Hyundai, mas também da Toyota, quinta colocada com 9,2%.
A Volkswagen despencou em setembro, prejudicada pela paralisação na produção em suas fábricas devido a problemas com um fornecedor de peças. A marca comercializou apenas 11.786 unidades (7,60%) e caiu para a sétima posição,ultrapassada pela Renault (12.139, 7,83%).
Top 20 das marcas
Números relativos a setembro
Montadora | Unidades (fatia) |
1.ª Chevrolet | 28.261 (18,24%) |
2.ª Fiat | 21.973 (14,18%) |
3.ª Hyundai | 16.998 (10,97%) |
4.ª Ford | 16.005 (10,33%) |
5.ª Toyota | 14.391 (9,29%) |
6.ª Renault | 12.139 (7,83%) |
7.ª Volkswagen | 11.786 (7,60%) |
8.ª Honda | 10.034 (6,47%) |
9.ª Nissan | 6.343 (4,09%) |
10.ª Jeep | 4.593 (2,96%) |
11.ª Mitsubishi | 2.158 (1,39%) |
12.ª Peugeot | 1.890 (1,22%) |
13.ª Citroën | 1.886 (1,22%) |
14,ª Mercedes-Benz | 1.169 ( 0,75%) |
15.ª BMW | 1.034 ( 0,67%) |
16.ª Audi | 942 (0,61%) |
17.ª Kia | 728 (0,47%) |
18.ª Land Rover | 530 (0,34%) |
19.ª Volvo | 530 (0,34%) |
20.ª Suzuki | 304 (0,20%) |
Fonte: Fenabrave |
Venda de veículos cai 20% em setembro
O balanço mensal da Fenabrave mostra que as vendas do setor caíram 12,98% na passagem de agosto para setembro, com um total de 154.979 automóveis e comerciais leves emplacados contra 178.100 no mês anterior.
Na comparação com setembro de 2015 (192.591), a queda foi ainda maior, de 19,53%. Foi o pior setembro na comercialização de veículos novos no país em uma década. O desempenho leva em conta as vendas acumuladas desde janeiro, que somou 1.458.952 unidades, uma retração de 22,46% na comparação com o ano passado (1.881.635) .
Ou seja, não se confirmou a recuperação esperada pelo setor após a Olimpíada, que prejudicou o movimento nas concessionárias do Rio, terceiro maior mercado do país, em agosto.
O desempenho é ainda pior na indústria de veículos comerciais pesados. No mês passado, as vendas de caminhões recuaram 30,1% no comparativo com setembro de 2015.
Na falta de reação do mercado, a Fenabrave voltou a revisar para baixo suas projeções do desempenho do setor neste ano, prevendo agora queda de 19,5% nas vendas de carros de passeio e utilitários leves.
Na previsão anterior, anunciada em agosto, a entidade projetava redução menor, de 18%, nos emplacamentos desse segmento. Se confirmada a projeção, o setor terminará o ano com vendas de 1,99 milhão de carros.
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